Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os vencedores da edição 2011 do Prêmio Capes de Teses no final da tarde da última sexta-feira (8). A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp apareceu com a única menção honrosa da Odontologia, que foi a do aluno Francisco Montagner, do Programa de Clínica Odontológica, orientado da professora Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, e co-orientado pelo professor Rogério de Castilho Jacinto.

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese são prêmios concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. O Prêmio foi instituído no ano de 2005.

Com título: Comunidades microbianas em canais radiculares e abscessos periapicais agudos e suscetibilidade de algumas bactérias anaeróbias estritas isoladas, o trabalho de tese de doutorado de Francisco Montagner abrangeu conceitos da nova tendência de descrever características das comunidades microbianas associadas às infecções endodônticas, determinando uma abordagem mais ampla dos microrganismos presentes no ecossistema do canal radicular e no abscesso apical.

De acordo com Brenda Gomes, observou-se que, em um mesmo paciente, diferentes perfis microbianos estão associados a um mesmo quadro clínico, ou seja, a microbiota dos canais radiculares é diferente da presente nos abscessos apicais. Observou-se ainda que microrganismos pertencentes a uma mesma espécie e isolados de um mesmo paciente, do canal radicular ou do abscesso apical, apresentavam padrões diferenciados de suscetibilidade aos agentes antimicrobianos testados.

Sugere-se então que a abordagem clínica de ambos os ecossistemas deve ser realizada, favorecendo a resposta do sistema imune do hospedeiro e o reestabelecimento da saúde do indivíduo. Deve-se então realizar numa mesma sessão: a) a descontaminação de toda a extensão dos canais radiculares, considerando que uma microbiota complexa e mais resistente é observada neste ecossistema, principalmente no terço apical, e b) a drenagem cirúrgica do exsudato periapical, tanto na sua fase intra-óssea quanto na sua fase submucosa, independente da existência ou não de um ponto de flutuação. Isto favorecerá a ação de agentes antimicrobianos e evitará a disseminação da infecção para espaços fasciais profundos.

A FOP cumprimenta o aluno e seus orientadores pela Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses, bem como o trabalho de excelência que o Programas de PG vem desenvolvendo ao longos dos anos, o que demonstra em seus conceitos (veja a notícia completa e os premiados em todas áreas)
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria-084-2012-PremioCapes2011-DOU.pdf e http://www.capes.gov.br/premios-capes-de-teses

Ir para o topo