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Grade curricular, estratégia pedagógica e as oportunidades que os alunos têm para fazer pesquisa foram os principais temas abordados pelo professor Daniel J. Smith, da Harvard School of Dental Medicine, no projeto “Conversado sobre Graduação”. O evento, sediado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, e organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, aconteceu na tarde desta sexta-feira (15).

Em Harvard, no primeiro ano de curso, período em que são ministradas disciplinas das áreas básicas, as turmas dos alunos do curso de odontologia e de medicina freqüentam a mesma sala de aula. Paralelamente, os alunos do curso de odontologia participam de cursos específicos voltados para a cavidade bucal. Nesse período, os odontólogos contam com uma carga horária superior ao curso de medicina, explica o professor Smith.

Já, as estratégias pedagógicas variam bastante. Nas aulas teóricas, as classes são divididas em pequenos grupos de nove a doze alunos. São apresentados casos clínicos, que, com orientação dos professores, são desenvolvidas pesquisas a fim de solucionar o problema apresentado. É uma forma de treinar os conceitos dos diferentes cursos.

O relacionamento entre profissional e paciente também ganha uma atenção especial, conta o professor. Os problemas de comunicação, relacionamento, coleta de dados clínicos e históricos dos pacientes são abordados de uma forma mais intensa, com conteúdos específicos.

Os cursos de Haverd têm a preocupação de estimular o treino dos alunos para pesquisa cientifica. Dentro da estrutura curricular há períodos livres para os alunos realizarem estágios em laboratórios de pesquisa e em áreas relacionadas à medicina oral. Os professores promovem uma visão crítica a respeito dos novos conhecimentos, conta Smith.

A FOP compartilha da mesma preocupação e trabalha no sentido de estimular os alunos a ingressar mais precocemente no campo da pesquisa científica. “Nessa transição de nosso curso de quatro para 5 anos não foi ampliado o conteúdo que é ministrado, justamente para que os alunos tenham mais tempo livre para fazer estágio, iniciação científica, além de aproveitar as diversas oportunidades oferecidas pela Faculdade e pela Unicamp”, afirma a professora Renata Graner, coordenadora do Programa de Biologia Buco Dental e Estomatopatologia.

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