O projeto de pós-doutorado da Cirurgiã-Dentista Danna Mota Moreira, realizado na The University of Texas Health Science Center at San Antonio, sob orientação dos professores Kyumin Whang e Ralph Rawls, intitulado “Antibacterial Activity of a Novel Silver Nanoparticle-Loaded Orthodontic Band Cement”, foi contemplado com o primeiro lugar, na categoria de Materials Science or Bioengineering, com o prêmio Arthur R. Frechette Research Awards durante a International Association for Dental Research (IADR), que aconteceu entre os dias 20 e 23 de Junho, em Foz do Iguaçu. Danna realizou o Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica, na área de Endodontia na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp e teve orientação do professor Alexandre Augusto Zaia.
“Esse prêmio teve um significado muito especial para mim, não só pelo reconhecimento do meu trabalho por um grupo respeitado na comunidade científica internacional, mas, principalmente, por ser o reflexo de toda uma caminhada que começou na minha graduação na Universidade de Fortaleza passando pelos meus anos de pós-graduação na FOP”, afirma Danna. Ela acrescenta ainda: “a experiência de trabalhar na área de Biomateriais foi muito importante para mim, pois abriu uma série de possibilidades para a minha carreira profissional. Além da oportunidade de trabalhar em parceria com uma grande empresa tendo como resultado final um produto que vai estar disponível no mercado”.
Oferecido anualmente pelo IADR Prosthodontics Group e pela Whip Mix Corporation, o prêmio é voltado para novos pesquisadores que desenvolvem pesquisas de ponta na área de Prótese e/ou áreas afins. O prêmio possui duas categorias, sendo uma voltada para a área de Materiais Dentários e/ou Bioengenharia (Materials Science or Bioengineering) e a outra categoria voltada para a área de Ciências Biológicas e/ou Engenharia Tecidual (Biological Sciences and Tissue Engineering).
O trabalho premiado, conta Danna, foi desenvolvido em parceria com a Ultradent Products, Inc. e teve como objetivo adaptar uma nova tecnologia de incorporação de nanopartículas de prata em resina composta voltada para cimentação de bandas ortodônticas, a fim de criar um material que atue na prevenção das lesões de mancha branca. Segundo ela, o diferencial do método utilizado no presente estudo consiste em uma melhor forma de incorporação e dispersão das nanopartículas de prata. Tal método permite que não haja interferência negativa nas propriedades mecânicas do material, o que é inerente a outros métodos. Além de não ser necessário o uso de produtos químicos de difícil manipulação ou mesmo uma estrutura laboratorial complexa. Esse método reduz consideravelmente o custo do desenvolvimento do material.
Assim, foi apresentado à comunidade científica uma novo material com uma pronunciada atividade antimicrobiana, principalmente contra o Streptococcus mutans, graças a uma maior liberação de íons prata gerada pela formação de nanopartículas de prata in situ, sem o comprometimento das propriedades físicas e mecânicas da resina. A nossa expectativa é que este produto esteja no mercado americano em até 2 anos.