Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O alto nível das pesquisas desenvolvidas pelo professor Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, lhe conferiu o prêmio oferecido pela ORCA (European Organization for Caries Research). A entrega aconteceu no dia 28 de junho, em Cabo Frio, Rio de Janeiro, na cerimônia de abertura do 59.o Congresso da ORCA, que esse ano pela primeira vez, foi realizado na America Latina.

“É a consolidação da liderança mundial de pesquisa em Cariologia, pois em três anos, recebi três prêmios: em 2010, o “Prêmio Ingve Ericsson”, em 2011, o “Pesquisador Senior da LA” e, agora em 2012, o ORCA Prize. O sonho de todo Professor-Pesquisador, após anos de dedicação, é ter seu trabalho reconhecido através de prêmios dados por Instituições de ciência e pesquisa”, revela Cury.

O prêmio foi instituído em 1964 e nunca havia sido antes concedido a nenhum pesquisador fora do eixo Europa e Estados Unidos. Os candidatos são indicados por membros da ORCA e escolhidos por uma comissão presidida por um dos ex-ganhadores desse premio, esse ano o Dr. Brian Clarkson, Universidade de Michigan, EUA.

A escolha do Prof. Jaime agora em 2012 se deveu ao alto nível das pesquisas desenvolvidas na FOP e publicada em revistas internacionais. Em 2005, o docente foi indicado pelo doutor Peter Shellis, ex-editor da revista científica Caries Res, para concorrer ao prêmio. A indicação é renovada anualmente se o pesquisador mantiver regularidade e qualidade da pesquisa publicada.

Além do valor cientifico do prêmio, como lembrança o professor Jaime recebeu um relógio alemão Sinn personalizado “ORCA Prize 2012″. O nome do premiado foi mantido em sigilo até o momento da solenidade, quando a doutora Carolina Ganss, Presidente da ORCA, anunciou o escolhido de 2012. Após a cerimônia, o professor Jaime fez uma conferência de trinta minutos, na qual explorou de forma critica o tema: ” Publishing with Quality and Responsability”.

Ir para o topo