XVI Congresso Internacional de Patologia Oral e Estomatologia(IAOP) e XX Congresso Brasileiro de Patologia e Estomatologia acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro. O evento conta com cerca de seiscentos inscritos, sendo, cento e quarenta congressistas estrangeiros, de vinte e sete nacionalidades. Quatrocentos e sessenta e seis trabalhos serão apresentados.
É a primeira vez que um país da America do Sul recebe o congresso. O inglês será a língua oficial, mas também haverá tradução simultânea. A próxima edição do evento, que acontece a cada dois anos, será realizada em Istambul, Turquia. O professor Pablo Agustin Vargas, da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, é o presidente local do Congresso, responsável pela grade científica e conselheiro da América Latina e Caribe da IAOP.
O congresso é composto por uma rica grade científica, cuja organização tem participação direta de docentes da área de Semiologia e Patologia da FOP – professores Márcio Ajudarte Lopes, Ricardo Della Coletta, Edgar Graner, Alan Roger dos Santos, Oslei Paes de Almeida, além do diretor, Jacks Jorge Junior, que participará como julgador de trabalhos orais .
Participarão palestrantes de renome, como editores de revistas científicas internacionais, entre eles, Mark Lingen (Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology), José Bagán (Med Oral Patol Oral Cir Bucal) e Lester Thompson (Head and Neck Pathology). Destaca-se ainda, autores de livros amplamente utilizados em patologia oral no mundo, como Brad Neville, Jerry Bouquot, Paul Speight e Edward Odell.
Cerca de 20 palestrantes internacionais e 13 brasileiros estarão debatendo sobre temas diversos por meio de palestras, casos clínicos e seminários. Todos os resumos científicos serão publicados na revista americana TriOral, assim como o melhor caso clínico apresentado. Os melhores pôsteres e apresentações orais receberão prêmios.
De acordo com Pablo, será uma grande oportunidade para os profissionais se atualizarem, trocarem experiências e terem acesso às grandes novidades em pesquisas científicas. “Poderemos mostrar a ótima qualidade, com nível internacional, da Patologia e Estomatologia, que os brasileiros estão realizando no momento, além de divulgar o trabalho que é desenvolvido na FOP”, conta. Mais informações acessar o website do evento: www.estomatologia.com.br/iaop2012