Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Trabalhos dos doutorandos Felipe Paiva Fonseca e Wilfredo Gonzales, da área de Patologia e Semiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foram premiados no “XVI Congresso Internacional de Patologia e Medicina Oral (IAOP) e XX Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral”, realizado entre os dias 30 de julho e 3 de agosto no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro.

De acordo com Felipe, o trabalho intitulado “Eosinophilic ulcer of the dorsum of the tongue”, buscou descrever os aspectos clínicos e histológicos da úlcera eosinofílica, uma lesão benigna incomum que afeta a cavidade oral e que nos últimos anos tem sido constantemente relacionada com um grupo de lesões potencialmente malignas e malignas. Desta forma, o trabalho buscou enfatizar as diferenças entre a úlcera eosinofílica e as demais lesões com significativo potencial de agressividade, ressaltando sua natureza benigna. “O prêmio é um reconhecimento muito significativo por se tratar do principal evento científico da área, tanto nacional quanto internacionalmente e por destacar o trabalho desenvolvido em nosso departamento, uma vez que, dos oito prêmios oferecidos dois foram entregues a alunos da FOP e alguns outros tiveram envolvimento de ex-alunos da área”, revela.

Já Wilfredo, que competiu na categoria pôster/painel, com o trabalho: “LPLUNC2 is expressed in peritumoral stromal mast cells of salivary gland mucoepidermoid carcinomas”, fruto de sua dissertação de mestrado, disse que é um achado inédito. “Achamos a marcação dessa proteína, a qual foi isolada em humanos no ano 2000 por pesquisadores ingleses. Atualmente, a nossa equipe está desenvolvendo outros trabalhos com a proteína, em conjunto com os pesquisadores da Universidade de Sheffield, Inglaterra. Estou muito contente pelo reconhecimento”, conta. As duas pesquisas tiveram orientação dos professores Pablo Agustin Vargas, Márcio Ajudarte Lopes e Alan Roger dos Santos Silva.

Ir para o topo