Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A XIX SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, contou com uma média de noventa pessoas por dia. Número superior ao do ano passado. A cada edição surpreende os organizadores com aumento constate de participantes. Uma mesa de exposição de materiais de Equipamentos de Proteção Individual (IPIs) foi montada em frente à sala onde foram realizadas as palestras, permanecendo no local durante todo o evento. A ideia era chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção, disse o presidente da Cipa, Carlos Feliciano. O diretor-associado, professor Alexandre Augusto Zaia, abriu o evento e destacou a necessidade de maior conscientização das pessoas da importância da prevenção.

A grade de palestras foi pensada com base em relatos referente aos problemas de saúde que mais acometem a comunidade interna, tais como, doenças cardiovasculares, dores na coluna vertebral, saúde mental e estresse. A prevenção no ambiente de trabalho também foi abordada.

Segundo Feliciano, a Cipa tem pensado formas de implantar na unidade a prática da ginástica laboral. Ele pede a colaboração das pessoas para que informem a Comissão sobre qualquer atividade que esteja sendo realizada em desacordo com as normas de segurança. “Gostaríamos de ter um representante em cada setor. Com esse apoio, reduziria significativamente os acidentes de trabalhos”, conta. Até o fim do mês de outubro deverá estar concluído o mapa de risco de três setores, adianta.

Ir para o topo