No dia 4 de setembro foi realizada a cerimônia de encerramento da terceira turma do curso de especialização em Odontogeriatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, coordenado pelo Professor Dr. Eduardo Hebling, do departamento de Odontologia Social.
O curso, que teve dezoito meses de duração, é multidisciplinar e oferece atendimento especializado à população idosa. Entre as atividades realizadas pelos alunos, consta no programa o aprimoramento do atendimento domiciliário oferecido as instituições de longa permanência de cuidados para idosos, tais como, o Lar Betel e o Lar dos Velhinhos de Piracicaba, para as quais foram disponibilizados atendimentos prioritários para pacientes com mal de alzheimer. O próximo curso está marcado para o início de 2013.
O curso conta com a participação de docentes de todos os departamentos da FOP, além de professores da Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas), da Unesp (Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina).
A população idoso é a faixa que mais cresce no Brasil. Da população total, constituída por cerca de 192.500 mil habitantes, atualmente vivem no país cerca de 2 milhões de idosos. Desses, 23.700 possuem mais de 100 anos de idade. Esses fatos fazem com que os profissionais da saúde e, em especial, o cirurgião dentista, devem estar preparados para uma nova realidade de atendimento, destaca o professor Hebling.