O novo procedimento para trâmite de empréstimos nas Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp começa a ser implantado na Biblioteca Professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. A partir de quarta-feira, 24 de outubro, os usuários da Biblioteca passarão a utilizar a leitura do chip do Cartão de Identidade Institucional e a Biometria como autenticação para empréstimos de materiais. A tecnologia permite verificar e autenticar vínculo com a Universidade e identificar individualmente cada pessoa, explica a Assistente Técnica da Assessoria de Relações Institucionais do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Heloisa Ceccotti.
O novo processo tem como principal objetivo garantir a segurança em seus trâmites para a comunidade da Unicamp. Paulatinamente será implantado nas demais bibliotecas do Sistema; o cronograma prevê que, ate o final deste ano, todas as Unidades estejam operando com o novo processo. Para a coleta da biometria, os usuários deverão dirigir-se a uma das bibliotecas da Unicamp, sendo sua identificação válida para todas as áreas.
Segundo Ceccotti, a impressão digital será coletada uma única vez, pois ficará gravada no chip do cartão e no banco de dados institucional. Desta forma, em caso de troca de cartão, a impressão digital e os demais dados serão gravados no novo chip, conta.
Para que o procedimento seja eficaz, o cartão de identidade institucional deve estar em perfeito estado de uso, ou seja, não ter chip queimado ou avariado, assim como o vínculo com a Universidade devidamente apontado no banco de dados, em prazo válido.