Professora finlandesa integra o quadro de Professores Colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP e inicia atividades de pesquisa no Brasil por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. No ano de 2012, o Professor Ricardo Della Coletta obteve aprovação do Programa Ciência sem Fronteiras para financiar atividades de colaboração em pesquisa em parceria com a equipe de pesquisadores liderada pela Professora Tuula Salo, do prestigioso Departamento de Patologia Oral da Universidade de Oulu. O projeto terá duração de três anos e como parte de suas atividades junto à FOP a Professora Salo foi credenciada como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia; recentemente, a Professora Tuula concluiu a co-orientação de sua primeira doutoranda no Programa de Pós-Graduação em questão.
O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. No âmbito da Pós-Graduação, o projeto concede bolsas para promover intercâmbio, de forma que pós-graduandos, pesquisadores e professores façam estágio no exterior com a finalidade de atrair pesquisadores do exterior que tenham interesse em estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pós-graduandos, pesquisadores e professores recebam treinamento especializado no exterior.
Para o professor Ricardo Della Coletta, responsável pela execução do convênio no Brasil, essa iniciativa facilita sobremaneira a vinda da Professora Salo ao Brasil e a visita de Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia até os laboratórios da Universidade de Oulu. De acordo com o coordenador do Programa de Estomatopatologia – Professor Alan Roger dos Santos Silva – a iniciativa de contar com Professores internacionais no corpo docente dos Programas de Pós-Graduação da FOP vem ao encontro das políticas de internacionalização estimuladas pelas CAPES e pela UNICAMP.
O suporte financeiro do Programa Ciência sem Fronteiras permitirá que a docente venha ao Brasil nos três próximos anos e desempenhe atividades de ensino e pesquisa por, pelo menos, 30 dias a cada ano. Entre as atividades que serão desenvolvidas pela professora, consta uma disciplina modular que será ministrada na língua inglesa e a atividade de co-orientação de pós-graduandos da Estomatopatologia. Neste mês de março, a Professora Salo desenvolveu duas semanas de atividades na FOP junto de duas pesquisadoras de sua equipe, a Dra. Pirjo Astrom e a Dra. Carolina Cavalcante Bitu que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP e atualmente trabalha como pesquisadora da Universidade de Oulu, tendo participado ativamente da proposta e da consecução do projeto de pesquisa submetido ao Ciência sem Fronteiras.
O Professor Alan entende que esta conquista da equipe de Professores do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia sedimenta a liderança do grupo nas áreas de Patologia Oral e Semiologia no cenário nacional e aprimora as possibilidades de internacionalização do grupo, com perspectivas de oferecer novas oportunidades de treinamento em centros de pesquisa internacionais para os alunos do Programa.