Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) torna realidade a Série Abeno Odontologia Essencial. A coletânea, composta de 31 fascículos, abrange todo o currículo de graduação e será uma ferramenta importante na formação do futuro profissional de odontologia.

Esta série de livros didáticos assume importância uma vez que preenche a lacuna de oferecer um material de qualidade para a complementação do processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação das atuais 197 Faculdades de Odontologia do Brasil.

Os professores Paulo Henrique Ferreira Caria, da área de Anatomia; Cinthia Tabchoury, Lívia Tenuta e Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica; Eduardo Dias de Andrade, Francisco Carlos Groppo, Maria Cristina Volpato, Pedro Luis Rosalen e José Ranali, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, Antonio Carlos Pereira, da área de Saúde Coletiva, participam da obra escrevendo um fascículo de suas respectivas áreas.

“Nós, da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da FOP-Unicamp, temos orgulho de participar desse projeto, pois há muito tempo trabalhamos para inserir o ensino deste conteúdo no currículo dos cursos de graduação de odontologia do país. Para isso, preparamos um fascículo didaticamente dividido em três capítulos, que percorre todo o espectro relativo a essas áreas de conhecimento”, disse o professor Eduardo Dias de Andrade.

No primeiro, são abordados os fundamentos farmacocinéticos e fármaco- dinâmicos imprescindíveis para que o futuro cirurgião-dentista possa administrar ou prescrever corretamente os fármacos na clínica odontológica.

No capítulo seguinte, o texto aborda o uso do grupo de drogas mais usado em odontologia, os anestésicos locais, incluindo a seleção destes nas dosagens apropriadas, de acordo com as necessidades do procedimento e com as condições sistêmicas do paciente. Também são abordadas as complicações em intercorrências relativas à anestesia local e sua prevenção.

E, por último, o capítulo de terapêutica medicamentosa traz os protocolos farmacológicos recomendados para a sedação mínima, controle da dor, profilaxia e tratamento das infecções, assim como as normas de prescrição de medicamentos de acordo com as leis brasileiras.

O professor Andrade enfatiza que embora este fascículo apresente um conteúdo abrangente, não dispensa a busca de informações complementares e a educação continuada nessas áreas de conhecimento.

Ir para o topo