Cerca de 120 pessoas, entre alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, além de profissionais, estiveram presentes no Curso Pré-Congresso realizado no último dia 5 de junho, no salão nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. A palestra foi ministrada pelo professor Gustavo Tonolli. O Curso superou as expectativas da comissão organizadora. A 49ª edição do Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD) acontece entre os dias 22 e 24 de julho no Hotel Beira Rio Palace, em Piracicaba. Concomitantemente, serão comemorados os 30 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários da FOP.
O docente abordou assuntos referentes ao funcionamento da odontologia restauradora para dentes anteriores e posteriores, desde restaurações diretas, de uma forma prática para se buscar a excelência, até a forma indireta de se restaurar os dentes posteriores. Segundo Tonolli, em alguns casos é necessário fazer a restauração fora da boca para depois cimentá-la no dente no consultório, agilizando, assim, o tratamento. Na sequência, o docente falou sobre os dentes anteriores, a forma direta e indireta do tratamento com as resinas compostas, que vão desde as restaurações diretas tanto para modificação de forma, melhorando o aspecto do sorriso, até dentes escurecidos, que necessitam facetas diretas ou indiretas para se corrigir cor e forma. Também falou sobre lentes de contato em dentes anteriores.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação da FOP, Tonolli expressou sua opinião quanto ao fato da especialidade ainda estar distante da camada menos favorecida da população. “O tratamento estético é para poucos. Essa é uma imagem que todos tem. Estética, na verdade, é só uma palavra que alia o restabelecimento da beleza e da forma natural dos dentes e isso deve estar inserido num tratamento multidisciplinar e integrado em toda odontologia. Buscamos devolver a forma natural dos dentes, o que chamamos de biometismo – uma forma que o dente já tinha antes, melhorando, assim, o aspecto do dente, do sorriso, da face e do paciente como um todo”, disse. A estética, que ele deseja, é para facilitar o tratamento, deixando-o, assim, mais ágil, para que o clínico ou o cirurgião dentista possa incorporar isso na a clínica geral. “Esse é o nosso objetivo com a estética, que não seja para poucos, seja para todos”, acrescenta.
O professor alerta para a necessidade de sempre continuar estudando, seja aluno ou profissional. Cursos como este, como o GBMD e a JOP, sempre trarão novas informações e novos conhecimentos que todos os dentistas vão poder incorporar a sua clinica, fazendo uma odontologia melhor e trazendo mais benefício para a comunidade.