Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, professor Jacks Jorge Junior, baixou portaria, a qual institui a Comissão de Cultura e Lazer, ligada a Coordenadoria de Graduação. O grupo é formado por um representante de cada ano do curso de graduação (Carol, Camila, Raissa e Diego) e representantes do Centro Acadêmico XXI de Abril e da Atlética. O grupo é encarregado de promover atividades culturais, tais como, música, cinema, sarau, teatro, dentre outras.

Na noite dessa terça-feira (4), no Centro de Convivência Cezarino Torres (Área de Lazer da Asfop), foi realizado o primeiro evento organizado pela Comissão, a “Liga dos Países”. Alunos de pós-graduação: Marisol Martínez, Alícia Runayor, Katya Pulido e Victor Toral, oriundos do México, falaram sobre a cultura daquele país. Foram abordados quatro tópicos: símbolos da bandeira, regiões e territórios, tradições e comidas típicas. Também houve degustação. Cerca de cinquenta pessoas, entre alunos e professores, inclusive o diretor, prestigiaram a atividade.

De acordo com Raissa Zago, o fato de a FOP estar distante de Campinas dificulta a participação dos alunos nos eventos promovidos naquele campus, no qual são comuns apresentações culturais. “Essa comissão tentará trazer algumas atividades diferentes, uma delas é a Liga dos Países. Serão realizados vários eventos com essa temática e cada noite será apresentado um país em questão. Para isso, contaremos com a ajuda dos alunos e até amigos. Temos alguns alunos estrangeiros tanto na graduação como na pós-graduação, que podem apresentar um pouco da sua cultura. Começamos com mexicanos. No próximo evento será apresentada a cultura asiática. Haverá sempre uma apresentação rápida falando da cultura. Depois tem degustação. Um ambiente para as pessoas abrirem um pouco mais os horizontes”, explica.

A idéia, revela Raissa, é trazer os alunos das Faculdades de Artes Cênicas, do Instituto de Artes e Musica da Unicamp. Já tem algumas atividades que são desenvolvidas na FOP, como o Cine Cult, que acontece duas vezes por mês, e aulas de meditação, as quais são ministradas pela professora Vânia Célia Vieira de Siqueira, toda quarta-feira. Embora os eventos sejam organizados pelos alunos, eles pretendem envolver toda a comunidade.

Ir para o topo