Na tarde do último dia 11, os alunos do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, apresentaram a unidade e o programa para um grupo de professores de química da rede pública de Piracicaba. O professor Miguel Morano Junior, coordenador do programa, e o Pablo Agustin Vargas, coordenador do curso de graduação, deram abertura aos trabalhos.
A visita integra um encontro realizado periodicamente para os professores de química, que fazem parte da rede pública de ensino da diretoria de Piracicaba. São reuniões de trabalho, pedagógicas, sobre o envolvimento da química. A professora Adriana Pavão Fazanaro, coordenadora dos professores de química de Piracicaba, falou da importância da parceria entre universidades e escolas públicas. “Há uma tendência muito forte de trabalhar com feiras de ciências, aulas experimentais e com a parte de pré-iniciação científica, e Piracicaba já tem essa cultura de parceria com a Unicamp, Esalq e Unimep”, avalia.
Segundo ela, embora com toda dificuldade enfrentada pelos professores, é Importante salientar o esforço desses docentes, em particular dos professores de química, em estar trabalhando para que aconteça a pré-iniciação nas escolas. “A Unicamp vem acrescentando e ajudando a formar esses alunos”, conta.