Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na tarde de segunda-feira (22), foi realizada a solenidade de abertura da 49ª edição do Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), no Hotel Beira Rio Palace, em Piracicaba. Concomitantemente a este importante evento científico, os organizadores também comemoram os 30 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários, nível de Mestrado, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O evento, que se estende até o dia 24, conta com mais de 350 congressistas inscritos e duzentos trabalhos serão apresentados. O ponto alto do encontro foram as homenagens prestadas aos professores Runhke, recebidas pela senhora Wilma Rodrigues Ruhnke e Valéria Ruhnke; para os professores Wolney Luis Stolf e Simonides Consani.

A mesa diretora foi composta pelo assessor do reitor, professor José Ranali, na oportunidade representando o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge; professor Jacks Jorge Junior, diretor da FOP; professor Gilberto Antonio Borges, presidente do GBMD e Mario Fernando de Góes, coordenador do evento.

José Ranali falou da importância da FOP receber um encontro de um grupo tão tradicional, se não o mais antigo que permanece em atividade na área de odontologia. Segundo ele, o GBMD consegue se manter organizado, coeso, trabalhando em prol de melhorar a qualidade tanto de pesquisa como do ensino dos dentistas na área de Materiais Dentários. “É um prazer para a universidade receber esse evento, ainda mais com homenagens póstumas de pessoas que vivenciaram e que foi o fundador desse grupo, como o professor Luiz Antonio Ruhnke. A Unicamp sempre vai prestigiar atividades cientificas que provém desse grupo”.

Já o professor Jacks destacou o valor que a área de Materiais Dentários, de um modo geral, tem na evolução da odontologia. O diretor traçou um paralelo da odontologia, entre 30 anos atrás com a odontologia de hoje. “A odontologia mudou muito. Uma parcela considerável da responsabilidade para essa mudança positiva foi exatamente a pesquisa em Materiais Dentários”, disse.

O coordenador do evento, professor Góes, falou sobre os três eventos que Piracicaba sediou do GBMD. De acordo com o docente, o primeiro aconteceu em 67 e o grupo foi fundado em 65. A fundação do grupo e a presença do professor Luis Antonio Ruhnke (já falecido), do professor Wolney Luis Stolf e Simonides Consani foi muito importante. Participando do grupo perceberam o quanto a Brasil era carente no ensino de Materiais Dentários. A formação de recursos Humanos nessa área era muito importante. A visão deles foi extremamente válida. Naquele momento, a FOP começou a trabalhar programas de pós-graduação. Eles foram pioneiros. Esse programa gerou 124 professores de Materiais Dentários para o Brasil todo. Significa que, quatro professores por ano formados em Ciências de Materiais Dentários. A odontologia evoluiu para uma odontologia simples, tecnicamente, e baseada na tecnologia dos materiais. “Eles investiram no desenvolvimento de Materiais Dentários que foi a área que mais se desenvolveu tecnicamente e tecnologicamente nesses últimos 30 anos. Isso mudou a odontologia contemporânea”, avalia.

Ir para o topo