A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unciamp foi destaque na última reunião da ORCA – European Organisation for Caries Research, realizada de 3 a 6 de julho em Liverpool, Reino Unido. Com a participação dos professores Jaime Aparecido Cury, Cínthia P. Machado Tabchoury, Altair Antoninha Del Bel Cury e Livia M. A. Tenuta e da doutoranda Martinna Bertolini, além de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de Cariologia, da FOP, o evento apresenta as novidades em pesquisa na área de cárie dental e doenças correlatas.
Os trabalhos apresentados pelo grupo da FOP incluíram análises da cinética de retenção e liberação de flúor em bactérias da placa (biofilme) dental e seu efeito anticárie, além de pesquisas sobre a cariogenicidade do amido e seus derivados (hidrolisados de amido). Para a professora Cínthia Tabchoury, coordenadora do programa de PG em Odontologia da FOP, o intercâmbio de informações de alto nível é imprescindível para o contínuo desenvolvimento e aprimoramento da produção científica gerada no país. A professora ainda ressalta que a participação de egressos do PPG-O neste encontro é motivo de muita satisfação e orgulho para o Programa.
A importância da pesquisa em Cariologia realizada na FOP foi confirmada pela eleição da professora Livia Tenuta para o Board da ORCA. Este seleto grupo de 10 membros é eleito para um mandato de 3 anos. Para a professora Livia, a eleição é resultado da qualidade do trabalho realizado pela equipe da Cariologia da FOP. “A comunidade científica da área tem um grande respeito por nosso grupo de pesquisa. Somos referência no assunto Cariologia, não só na América Latina, com quem temos estabelecido recentes intercâmbios de estudantes e professores, mas em todo o mundo”. As professoras Cínthia Tabchoury e Livia Tenuta foram coordenadoras das sessões de apresentação oral dos trabalhos sobre Microbiologia e Flúor, respectivamente.
O Brasil tem sido destaque mundial na área de pesquisa em Cariologia, sendo o país com o maior número de participantes no evento em Liverpool (59 dos 227 trabalhos apresentados), totalizando um quarto da produção científica do evento. O professor Jaime Cury, que tem participado ativamente de congressos da ORCA desde 2002 e acompanhando essa mudança, relata que no início as apresentações de brasileiros se limitavam a duas ou três.
Outro destaque dado pelo professor Jaime Cury é a produção científica brasileira na revista Caries Research (publicação da ORCA), do qual na qualidade é editor associado. Na reunião do Board que precedeu o congresso, o editor-chefe, professor David Beighton, relatou que o Brasil é o país que lidera a quantidade de manuscritos submetidos à publicação na revista, dos quais 19% têm sido aceitos para publicação. Esse número é um pouco menor que a média de 23% de artigos que são aceitos para publicação na Caries Research, mas superior à de outros países em desenvolvimento, como por exemplo a Índia.