Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Linha de pesquisa da área de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp é publicada na Endocrine Reviews. Periódico de maior destaque na área de Endocrinologia, com fator de impacto de 22,16, nos últimos cinco anos.

Trata-se de um artigo de revisão, o qual sumariza os mecanismos envolvidos no controle do metabolismo do fosfato que, uma vez alterado, afetam entre outros, o processo de mineralização dos tecidos dentais. O assunto ainda é bastante complexo e de difícil entendimento. “São tantas informações disponibilizadas em diferentes revistas que tornam o assunto bastante complexo. O artigo é uma fonte de informação rápida”, explica o professor Francisco Nociti.

De acordo com Nociti, o artigo de revisão tem seu foco principal na relação dos eventos clínicos e moleculares resultantes de alterações genéticas em genes que regulam o metabolismo do fosfato e cálcio. Os principais tecidos dentais afetados por tais descontroles genéticos são o esmalte, a dentina e cemento dental, que podem apresentar desde alterações modestas ate ausência do tecido. “Nosso interesse foi justamente de fazer essa ligação entre as áreas de odontologia e médica no que diz respeito ao assunto ”, avalia.

Essa linha de pesquisa vem sendo desenvolvida há onze anos em colaboração com o laboratório de Biologia dos Tecidos Conjuntivos do National Institute of Arthritis, Musculoskeletal and Skin Diseases – National Institute of Health (NIAMS/NIH) chefiado pela doutora Marta Somerman , e que contou inclusive com financiamento da Instituição Americana junto a Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. “Nesse período, diversos artigos foram publicados com alguns de nossos alunos participando de programs de bolsas Sanduiche”.

Ir para o topo