A “Semana Cultural” da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, teve como objetivo a integração e valorização da criatividade, não só dos alunos, mas também dos funcionários e professores, disse uma das organizadoras do evento, Camila. Promovido pela Comissão de Cultura, o evento, foi realizado no mês de setembro para comemorar o aniversário do primeiro diretor e fundador da FOP, professor Carlos Henrique Robertson Liberalli.
Atividades culturais servem para sair da rotina de uma faculdade de odontologia e também acrescenta na carreira, disse Camila. “Tentamos trazer atrações diferentes que possam acrescentar aos alunos”, disse. Como exemplo, ela citou uma banda de Rock, que se apresentou na quarta-feira, 18, com instrumentos clássicos. A exposição de telas, com temas variados, do aluno Marcos Basso, também chamou a atenção pelo realismo dos desenhos. No encerramento, Marcos Cassiano e Shazam interagiram com as crianças, que aguardavam para serem atendidas, na sala de espera da Clínica de Graduação, realizando performance de Malabares e Mágica. Ainda houve apresentação musical dos alunos e aula de meditação.
Camila falou da dificuldade para organizar um evento, considerado grande, devido à carga horária apertada. Entretanto, pretende continuar desenvolvendo atividades em benefício da comunidade. “Temos projeto de fazer alguma atividade diferente no Dia do Dentista, comemorado no mês de outubro. Entre os cursos oferecidos pela Comissão de Cultura, ela destaca as aulas de espanhol, que já estão acontecendo, e tem como professores, alunos estrangeiros do curso de Pós-Graduação. Está em fase de estudo, ainda, o oferecimento de um curso de Libras (Língua Brasileira dos Sinais), destinado aos alunos.