Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A apresentação da disciplina sobre “Libras na odontologia: diálogo com dentistas” foi um dos temas abordados no “Dia de Avaliação do Curso de Graduação” da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp no dia 10 de outubro. O diretor, professor Jacks Jorge Junior, e o coordenador do Curso de Graduação, Pablo Agustin Vargas, deram abertura aos trabalhos.

O professor Pablo falou sobre a produção, de forma pioneira, de um DVD, no qual retrata o diálogo entre o profissional de odontologia e o paciente surdo. O assunto será destaque no Jornal da Unicamp. “No primeiro semestre de 2014 pretendemos oferecer uma disciplina extracurricular sobre Libras em odontologia. Já no início de 2015, a disciplina será incluída no currículo da FOP”, explica o coordenador. A matéria será ministrada pela pesquisadora surda Daniele Silva Rocha, graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especializada no desenvolvimento e inclusão de surdez pela Unicamp, e pela professora de Fonoaudiologia da Cepre, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Ivani Ribeiro. “É algo inovador e pioneiro. Entretanto, estamos seguindo a lei, que por decreto determina que as faculdades de saúde públicas ofereçam o ensino de Libras. O objetivo é a inclusão do surdo no atendimento de saúde, minimizando, assim, a dependência do interprete ou do tradutor”, revela.

O encontro também serviu para o diretor atualizar as informações quanto à construção do prédio da Clínica de Graduação. A obra está na fase de projeto executivo e não tem prazo para o início dos trabalhos. Composto por 3 andares, tem cerca de mil metros quadrados cada piso, os quais abrigarão duas clínicas de graduação e dois laboratórios de Pré-Clínica.

Na sequência, José Marcos Tedesco Favarim fez uma breve apresentação de como pode ser usado os novos recursos tecnológicos no ensino de graduação em Odontologia disponibilizado pela Unicamp, que são as vídeoconferências e as webconferências. São novas ferramentas tecnológicas que vão permitir que o corpo docente da FOP possa interagir mais com outras faculdades do país e do mundo.

A programação para os alunos foi composta por 3 palestras: Procedimentos Estéticos em Odontologia Restauradora”, ministrada pelo professor Jansen Osaki; “Odontologia: Profissão do Presente”, proferida pelo professor Pedro Petrere, Presidente do SOESP e “Carreira, Empreendedorismo e Saúde Publica” – Projeto Futuro Profissional Colgate. Atendendo a solicitação dos alunos, a avaliação das disciplinas será realizada no final do semestre. A partir de agora, os alunos terão 4 horas, e não mais uma, para a realização da avaliação.

Ir para o topo