O professor Frab Norberto Bóscolo, da área de Radiologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu homenagem do vereador José Antonio Fernando Paiva na Câmara de Vereadores de Piracicaba na noite de sexta-feira (25). A reunião solene foi realizada em comemoração ao “Dia do Cirurgião Dentista”. O evento contou com a presença de professores, ex-professores, funcionários, amigos, alunos e familiares. Para ilustrar a cerimônia, o violonista Cristian Lemos interpretou as canções Aquarela, de Toquinho, e Chão de Giz, de Zé Ramalho.
Além do professor Frab, também foram agraciados com a homenagem: Djalma Clemente da Silva, um dos fundadores da Uniodonto Piracicaba; Edson Zenebra, ex-presidente da APCD por duas gestões e Mário Monteiro Terra, delegado do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) seccional Piracicaba.
O professor Frab elogiou a cerimônia. “Esse dia representa para a classe odontológica uma posição de destaque na sociedade. Fiquei feliz. É o reconhecimento dos meus colegas por tudo que me dediquei, pelas amizades que tenho e pela irmandade que somos dentro da Faculdade. Todos que usaram a tribuna expressaram o que realmente é a classe odontológica”, disse.
O professor Alexandre Augusto Zaia, diretor associado da FOP, falou da importância da Faculdade no cenário regional e nacional. Como exemplo, citou alguns dados: na área acadêmica circulam na FOP hoje 340 alunos de graduação, 640 de pós-graduação, divididos nos cursos de mestrado e doutorado e 220 alunos dos cursos de extensão. Isso representa 1200 alunos circulando na Faculdade, anualmente. Por ano, a Faculdade realiza 200 mil procedimentos odontológicos gratuitos à comunidade. “Atualmente somos a instituição com maior quantidade e maior qualidade de publicações científicas, na área odontológica, no país”, e ainda acrescentou que, o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) concentra 25% de suas bolsas de pesquisas na área para Piracicaba.
O evento foi organizado em conjunto com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) regional Piracicaba, a honraria foi criada por meio de decreto em 2004, a partir do projeto de decreto legislativo 27/2004, de autoria do ex-vereador Antônio Oswaldo Storel. Ela estabelece que a cada ano a Câmara reconheça a atuação nas mais diversas áreas, com a entrega de Diploma de Reconhecimento de Mérito. Os homenageados são escolhidos pela própria classe odontológica.