Professora Dagmar de Paula Queluz, do Departamento de Odontologia Social, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp completa, em 2013, dez anos de projetos educativos preventivos em saúde bucal na cidade de Piracicaba e região. “Esses projetos geram pesquisas. As atividades são desenvolvidas em diferentes locais (creche, instituições filantrópicas, ONGs, escolas privadas, empresas, etc.) e nas diversas faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e terceira idade). Na maioria das vezes, são as instituições que solicitam parceria, colaboração, auxílio para ser abordada a saúde geral e bucal”, explica a professora Dagmar.
Segundo a docente, é sabido que é melhor prevenir do que remediar. “Eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave. Para tal, precisamos de colaboradores para desenvolvermos o projeto, que são os bolsistas e voluntários, sejam eles da graduação, da pós-graduação, do ensino médio (PICJr), conta.
Tendo por base o entusiasmo do grupo, e a necessidade de tratamento da população, a odontologia trás como tema central a promoção da saúde e a prevenção em saúde bucal. Usando a linguagem adequada a cada faixa etária, e nos diferentes ambientes, colaborando com a melhoria da saúde bucal da população.
As atividades proporcionam vivência da diversidade de realidades, despertando a cidadania e integrando a essa formação a realidade socioeconômica da população; proporcionando aos alunos e voluntários experiências interdisciplinares multiprofissionais, destaca professora Dagmar.
O projeto visa promover saúde bucal junto à comunidade, com atividades que consistem em evidenciação de placa, escovação, palestras, orientações, vídeos, teatro, fantoche, mesas clínicas sobre saúde geral e bucal, assim como momentos de brincadeiras educativas e lúdicas, trazendo mudanças positivas e cada vez mais construtivas ao longo das atividades.
Abaixo alguns locais frequentados recentemente:
– Parceria firmada entre FOP x Prefeitura de Itapira/SP, professora Dagmar e Paulo Marcos Zelante (coordenador de Saúde Bucal). No Dia da Criança desenvolveram atividades no Parque Juca Mulato. Através do projeto, crianças, adolescentes e adultos, da cidade, receberam orientações educativas e preventivas sobre a saúde bucal. O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a necessidade de hábitos saudáveis de higiene bucal, ressaltando a importância da prevenção. Para isso, alunos e voluntários da FOP e funcionários da saúde bucal de Itapira, participaram do escovódromo, ministraram palestras sobre técnicas corretas de escovação, através da utilização da escova, creme e fio dental, além de fornecer orientações sobre alimentação, para evitar excesso de alimentos açucarados e instruções sobre como prevenir cáries e doenças bucais. Professora Dagmar ressalta a importância da atividade “Cuidar das pessoas não é só dar informações, mas cuidar no sentido de compreender a qualidade da saúde delas. É uma questão de qualidade de vida” disse.
– No mês de outubro, alunos de 10 a 11 anos do Colégio Luis de Queiroz (CLQ) participaram da palestra “Saúde e Higiene Bucal” com perguntas e assistiram filme do Dr. Dentuço. “Dessa maneira o CLQ proporciona à criança e ao jovem a possibilidade da aquisição de conhecimento no âmbito das ciências, das artes e das produções culturais”, disse. As atividades foram desenvolvidas junto a professora Renata Maria Pádua Sartini – E.F. de Ciências, História e Geografia e de Informática.
– No SESC de Piracicaba a docente desenvolveu atividades com pais e filhos, no estande da FOP, na composição do Espaço Saúde, em complemento às atividades educativas e de lazer.
– Na empresa Bom Peixe Indústria e Comércio que atua no mercado de pescados e frutos do mar, a FOP colaborou com a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) com atividades relacionadas à prevenção, tanto de acidentes como de doenças do trabalho. Na oportunidade, abordou os temas: medicina periodontal, alcoolismos, tabagismo, prevenção e promoção em saúde bucal. Debatemos sobre o tema, distribuímos folhetos informativos.
– No Aeroporto Comendador Pedro Morganti de Piracicaba ocorreu o “4o Quartel Aberto ao Público”, evento filantrópico com a participação de aproximadamente 800 pessoas, entre crianças portadoras de necessidades especiais, crianças carentes e acompanhantes. O evento contou com várias atrações e participação de diversas entidades de Piracicaba. Sua organização é realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão”, Base de Radiopatrulha Aérea – Piracicaba. Na área de saúde bucal, a docente desenvolveu atividades lúdicas, mesas clínicas, entre outras.
Segundo Dagmar, alguns alunos de graduação da FOP desenvolvendo atividades sociais nos diferentes estados do Brasil. “O impacto é proporcionar conhecimento educativo preventivo para a comunidade. O número de programas de prevenção existentes não é suficiente para que realmente possa melhorar os índices gerais da saúde bucal da população. É necessário que haja investimentos em maior escala, tanto por parte dos profissionais da área quanto dos órgãos responsáveis pela saúde pública”, finaliza.