Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Para fazer frente aos novos desafios, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp investiu na sua modernização e criação do “Complexo de Gerenciamento de Resíduos”, com a construção do Laboratório de Gerenciamento de Resíduos Multiusuário. Todo o resíduo de pesquisa gerado nas diversas áreas de pesquisa será encaminhado a este laboratório onde serão feitos os processos de neutralização e envasamento necessários, além de estocagem, resultando no esvaziamento de capelas e armários dos laboratórios de pesquisa e corredores. Com isso, permite melhor uso dos diversos laboratórios da FOP para os fins aos quais foram projetados e atenuando riscos de acidentes pelo acumulo de substancias químicas.

A Comissão de Resíduos da FOP propôs a reforma do antigo deposito de resíduos com o objetivo primordial de disponibilizar uma área apropriada para o correto gerenciamento dos resíduos da unidade com toda a estrutura adequada para tal fim. O laboratório foi construído seguindo as orientações de segurança ambiental da CETESB, que exige que os laboratórios tenham lava olhos, chuveirão, canaletas e caixas de contenção para vazamento de resíduos, sistema de portas de emergência, bancada e capela de exaustão, explica Priscila Vendrametto.

Outro fator relevante esperado da integração no gerenciamento dos resíduos entre os laboratórios da FOP é a redução no custo de descarte. Os materiais podem ser agrupados em embalagens maiores reduzindo a área de armazenamento no depósito e no momento do transporte até a disposição final em aterro classe 1 ou incineração por empresa certificada.

Também foi feita a construção de um depósito anexo para armazenamento dos materiais recicláveis, dos resíduos biológicos e resíduos comuns associado a sistemas de coleta mecanizada evitando o manuseio pelos funcionários responsáveis pela coleta e descarte final dos resíduos. Assim como a sinalização e identificação de todas as áreas de gerenciamento de resíduos e isolamento do espaço com tela de alambrado.

Dentro deste mesmo projeto, conta Priscila, foram solicitados a compra de lixeiras para coleta seletiva e carrinhos específicos para a coleta de lixo e uma capela para equipar o laboratório. Neste local, serão feitos os processos previstos ao descarte de resíduos laboratoriais, estes em processo de compra.

As modificações propõem aperfeiçoar o uso da área, minimizar os riscos de contaminação ambiental com maior segurança aos usuários e o cumprimento das legislações vigentes, evitando infrações sanitárias, sujeitas as penalidades da Lei.

O projeto teve caráter Multiusuário e foi desenvolvido pelo Grupo Gestor Ambiental da FOP. Submetido a edital de financiamento de obras PRP-PRPG sendo contemplado com um valor de R$ 75.000,00 e o restante da verba complementado pela Diretoria.

Ir para o topo