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Os alunos do primeiro ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participaram de um processo de aprendizado diferente. Eles utilizaram uma das metodologias ativas de ensino e aprendizagem inserida na Unidade , a dramatização. Temas como produção de energia pela célula, anestésico local, coagulação e anemia, foram apresentados pelos alunos na forma de teatro, utilizando recursos musicais, como funk e Axé, estilos bem aceitos pelos jovens, para avaliação de seus conhecimentos referentes às disciplinas de Biociências I e II.

“A dramatização ajuda bastante no aprendizado. É uma forma mais dinâmica e completa de estudar. É necessário estudar todo o conteúdo da disciplina em grupo e, com isso, um ajuda ao outro”, disse a aluna Flávia Salviano. Leonardo Fujita compartilha da mesma opinião. “Aprende-se mais quando se mexe com os sentidos. Além de interagir com os outros alunos é mais fácil de guardar a matéria”.

A professora da área de Fisiologia e Biofísica, Fernanda Klein Marcondes, disse que o método de dramatização é usado pelo menos uma vez por semestre nas disciplinas de Biociências I e II, desde 2006, como metodologia ativa de ensino. “Tenho participado de vários congressos de ensino sobre o assunto. Precisamos diversificar as metodologias de ensino e estamos tendo um retorno muito positivo neste sentido”, disse.

Todo o processo tem a participação dos professores. “Na preparação para apresentação do teatro, os alunos são orientados a procurarem os professores para que possam tirar dúvidas e corrigir possíveis erros antes da apresentação. Como os alunos precisam dominar o conteúdo, a atividade é realizada após a prova teórica. E após a apresentação, os professores avaliam cada dramatização, apontando os principais tópicos abordados, os acertos e os itens a serem corrigidos”, conta a professora Klein.

Ela usa como parâmetro a avaliação dos alunos, que tem sido positiva quanto aos novos métodos, para comparar a eficiência entre os métodos tradicionais e os novos. Quando usamos essas metodologias, percebemos que o aluno se envolve mais. Ele sai da posição passiva, precisa buscar o conhecimento, e desenvolve sua criatividade, o que resulta em um aprendizado significativo”. Sempre no final de cada semestre, aplicamos um questionário com objetivo de obter um feedback do corpo discente sobre os métodos de ensino utilizados. “Segundo os alunos, a dramatização ajuda no aprendizado porque exige estudo prévio, ajuda a compreender melhor os assuntos abordados, proporciona maior interação entre os alunos e é uma forma divertida de estudar e aprender”, disse.

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