O primeiro Curso de Prótese Ocular, concluído no mês de Junho do corrente ano, foi também o primeiro curso de curta duração desenvolvido no Prédio Central da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. “O mesmo foi considerado de excelente qualidade pelos participantes, e este sucesso certamente deveu-se ao empenho do coordenador do Prédio Central da FOP, o Sr. André Fernando dos Santos e ao desempenho impecável de toda a equipe envolvida na sua realização”, disse a coordenadora do Curso, Profa. Dra. Celia Marisa Rizzatti Barbosa.
Após a finalização do Curso, que contou com 22 horas de atividades práticas e mais 8 horas de aulas teóricas, os alunos fizeram suas avaliações escritas sobre a qualidade do mesmo, considerando desde a divulgação e inscrição no Curso, até o desempenho da equipe quanto à apresentação das aulas teórico-práticas, demonstrações, material fornecido, condições físicas do local, qualidade do aprendizado e desenvolvimento de habilidade suficiente para levar a termo a construção de próteses oculares. E neste quesito, as avaliações foram muito positivas. “O desenvolvimento desta habilidade deveu-se não apenas ao empenho da equipe em transmitir as informações e de aplicar minuciosamente as demonstrações práticas, mas principalmente pelo treinamento que o Curso possibilitou. Os alunos fizeram próteses desde o início até sua finalização, com todo o material fornecido pelo próprio Curso. Tiveram aulas a respeito de conhecimentos relevantes para a elaboração da prótese, como anatomia do olho, domínio de cores, técnicas de pintura e inclusão de íris, caracterização da esclera, até cuidados posteriores à instalação da prótese e mercado de trabalho, com dicas importantes sobre o assunto”, relatou a Profa. Célia. “Trata-se de uma equipe bem treinada e qualificada, capaz de fornecer informações fundamentadas na prática clínica que exercemos há algum tempo aqui na FOP”.
Segundo a Professora Célia, o empenho do Sr. André foi fundamental para que este Curso fosse viabilizado a contento. “Utilizamos um dos laboratórios do prédio, no qual foi possível ministrar as aulas teóricas e as atividades práticas; tanto o espaço físico quanto os equipamentos lá presentes permitiram realizar todos os passos previstos na condução do Curso”.
“O prédio Central deveria ser mais utilizado para cursos de extensão de curta ou de longa duração ligados à Odontologia…”, citou o Sr. André, “… pois os laboratórios estão à disposição de novos cursos na área de odontologia. Este possui um espaço amplo que possibilita plenamente o desenvolvimento de atividades clínicas”. Trata-se de um prédio grande, muito bem localizado na área central de Piracicaba, com estacionamento próprio e gratuito, e que foi tombado como patrimônio histórico, dada à beleza de sua arquitetura.
Este Curso permitiu evidenciar que é possível desenvolver cursos de qualidade no Prédio Central da FOP, pois mesmo um assunto complexo, como é a construção de prótese ocular, pode ser conduzido com sucesso naquelas dependências. Basta que exista vontade e organização.