Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O trabalho desenvolvido durante o doutorado da aluna Thais Marques Simek Vega Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da Área de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Unicamp, recebeu o prêmio J.Morita Junior Investigator Award for Geriatric Oral Research, como 2ª melhor apresentação na categoria de Pós-doutorado, durante a 92nd General Session & Exhibition of the IADR, ocorrida na Cidade do Cabo, África do Sul, entre os dias 25 e 28 de junho. O evento anual representa a mais importante reunião internacional de pesquisa em odontologia, discutindo estudos e resultados de grande impacto na comunidade científica.

Sob a orientação da professora Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia, o estudo teve como objetivo comparar a função mastigatória de pacientes parcialmente dentados após o uso de diferentes próteses. Segundo os resultados, houve um aumento significativo na força de mordida e performance mastigatória tanto após o uso da prótese parcial removível com encaixe implanto-retido quanto após o uso das próteses fixas sobre implantes. Em acréscimo, a mastigação dos voluntários foi mais eficiente após a utilização das próteses sobre implante com redução tanto no menor número de ciclos mastigatórios quanto no tamanho da partícula triturada. O aumento na retenção das próteses após a inserção dos implantes resultou na melhora do estado nutricional com aumento no consumo de fibra, cálcio e ferro. O estudo concluiu que a capacidade mastigatória é positivamente influenciada pela reabilitação com implantes, resultando em um padrão alimentar mais nutritivo.

Segundo os autores, esse importante prêmio é resultado do esforço conjunto no sentido de aprimorar o conhecimento sobre como diferentes tratamentos atuam na reabilitação funcional dos pacientes, principalmente nos casos de edentulismo parcial, tornando possível o estabelecimento do tratamento protético mais adequado, beneficiando diversos pacientes por meio de técnicas simples como o uso de encaixes, e melhorando assim sua alimentação e qualidade de vida.

O prêmio tem grande significado para a Instituição, ou seja, na internacionalização da FOP e por consequência da UNICAMP; e nos Programas de Pós-Graduação, proporcionando grande visibilidade e atração de maior número de alunos estrangeiros para os nossos Programas de Pós-Graduação. O prêmio também revela a importância da participação de nossos professores e alunos em Congressos Internacionais, onde é possível o estabelecimento de contatos com professores e pesquisadores estrangeiros de renome na área de atuação, e possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto.

Ir para o topo