Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A pesquisa intitulada “High diagnostic accuracy and reproducibility of fine-needle aspiration cytology for diagnosing salivary gland tumors: cytohistologic correlation in 182 cases”, de autoria da pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Katya Pulido Díaz, estampou a capa da Revista americana “Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology”. O estudo é resultado de sua Dissertação de Mestrado, sob orientação do Professor Pablo Agustin Vargas, da área de Patologia. A revista norte americana tem mais de 65 anos de existência, periodicidade mensal, e é considerada uma das mais tradicionais e renomadas na área odontológica no mundo.

Katya esteve na FOP por 5 anos, período em que realizou o Mestrado e Doutorado. Ela falou da satisfação em ter sido agraciada com a matéria de capa deste renomado periódico e de ter estudado na FOP. “Para mim é uma grande satisfação e alegria ter estudado fora de meu país e em uma das melhores Universidades da América Latina. Outro ponto que considero importante, é poder ter trabalhado na minha tese com um tema do qual sempre tive vontade: Tumores de Glândulas Salivares. Realmente estou muito agradecida com a equipe envolvida neste trabalho pela oportunidade de realizar esse trabalho e pela aprendizagem. A publicação é um grande logro para continuar a difusão dessa técnica. Os resultados são relevantes para os patologistas, cirurgiões e, principalmente, em benefício dos pacientes”, conta.

Ela ainda completa que dispôs de um valioso material para trabalhar, fornecido tanto pelo Orocentro (FOP-UNICAMP) quanto pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP). Trabalhou com profissionais de reconhecimento internacional, experiência na área de citopatologia, além de ter aprendido a técnica de punção aspirativa por agulha fina (PAAF).

O professor Vargas se mostrou orgulhoso pelo feito. “Para nossa alegria, o nosso artigo, além de ser publicado em um renomado periódico científico, estampou a capa da revista na edição de Agosto-2014. “É o reconhecimento de um trabalho que levou muitos anos para ser concluído e que ajudará no diagnóstico pré-cirúrgico de pacientes com tumores benignos e malignos de glândulas salivares”, avalia. A pesquisa foi 100% realizada no Brasil – na FOP e no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP.

Estudo – Foram analisados 182 tumores de glândulas salivares, diagnosticados durante seis anos, usando a técnica de PAAF. É uma técnica, na qual você coloca uma agulha fina no nódulo na face ou pescoço, puxa o êmbolo da seringa, e colhe as células. Na sequência, é feito um esfregaço na lâmina para análise laboratorial. Após analise microscópica é emitido o diagnóstico sugestivo da lesão: qual tipo de tumor está presente. “Fazemos isso no Orocentro desde 2001. Já são 13 anos praticando essa técnica na região oromaxilofacial”, explica Vargas. Depois de feito esse diagnóstico, os pacientes eram operados no hospital, removido o tumor e analisado a peça cirúrgica novamente no microscópio para determinar o diagnóstico final do tumor.

O estudo teve como objetivo verificar se o diagnostico feito por PAAF era exatamente o que apresentava na peça cirúrgica após a remoção do tumor. Os pesquisadores encontraram uma precisão diagnostica alta entre a PAAF com o exame histopatológico. Isso mostra que o método é confiável e pode ser reproduzido em outros locais. É uma técnica menos invasiva, rápida, barata e segura, principalmente usada no diagnóstico de lesões de glândulas salivares, tumores de tireóide, de mama e em região de cabeça e pescoço.

Este estudo teve a intensa e inestimável participação dos seguintes co-autores especialistas em citopatologia e histopatologia de tumores de glândulas salivares: os professores Márcio Ajudarte Lopes, Renê Gerhard, Regina Barros Domingues, Leandro Liporoni Martins, Ana Carolina Prado Ribeiro e Paulo Campos Carneiro.

Link para o paper:
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212440314004301

Ir para o topo