Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O professor Guilherme Elias Pessanha Henriques assumiu nesta sexta-feira, 22, o cargo de diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, para o quadriênio 2014/2018. Guilherme substitui o professor Jacks Jorge Junior. A cerimônia de posse foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, no salão nobre da Unidade. O professor Francisco Haiter Neto assumiu o cargo de diretor-associado no lugar do professor Alexandre Augusto Zaia.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferreto; o coordenador geral da Unicamp, Álvaro Penteado Crósta; o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, João Manoel dos Santos; representando a Secretaria de Saúde, Dirce Valério da Fonseca; o reitor da Unimep, Gustavo Alvim, representando a Fapesp, Andrei Vinicius Gomes, além de pró-reitores, docentes, funcionários e alunos.

O diretor empossado falou dos projetos para a FOP e destacou a necessidade de maior empenho na formação dos alunos de graduação, que é o principal motivo da existência da FOP. “O desafio é melhorar o ensino de graduação. Vamos nos empenhar nisso, pra que consigamos formar bons profissionais, capacitados, treinados, com competência para atuar no mercado e no serviço publico”. De acordo com o diretor, a FOP é sem dúvida nenhuma a melhor faculdade de odontologia do Brasil, levando em consideração números, produção científica, qualidade e quantidade do que sai de pesquisa odontológica de ponta, comparada a instituições internacionais.

Outro ponto destacado por Guilherme será o término do prédio do Centro Clinico Multidisciplinar. Com isso, possibilitará aumentar a área física da Unidade, praticamente irá dobrar, adquirir equipamentos renovados e maior prestação de serviço á comunidade de Piracicaba e região.

O reitor José Tadeu Jorge falou da importância da FOP dentro da Universidade, a qual é o modelo de gestão da Unicamp e representa a formação de recursos humanos qualificados em todos os níveis. “É o único lugar que todos os níveis de formação profissional estão representados: ensino técnico, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado”, disse. Ele ainda assumiu o compromisso de dar todo apoio a nova direção. Aproveitou a oportunidade da presença do prefeito de Piracicaba e manifestou interesse da Unicamp em assumir o Hospital Regional de Piracicaba. Foi um momento de avaliação e reflexão.

O prefeito Gabriel Ferrato parabenizou o novo diretor, destacou a excelência acadêmica da FOP, a qual está inteiramente inserida nas políticas públicas de saúde bucal do município. Ele também falou da experiência adquirida com a vida pública. “É um período da vida que exige abrir mão de muita coisa, entre elas, a convivência familiar.

Já, o professor Jacks, que deixou o cargo, fez um balanço da gestão, falou das dificuldades em administrar uma instituição pública e dos desafios que o próximo administrador vai enfrentar. Encerrou sua fala agradecendo toda a comunidade acadêmica, com a qual teve a honra de conviver nos últimos quatro anos.

O professor Guilherme Elias Pessanha Henriques é formado em Cirurgião –Dentista pela FOP, há 25 anos, e faz parte da turma 30. Realizou o mestrado na área de Materiais Dentários e o doutorado em Clínica Odontológica, na área de Prótese Dental, ambos pela FOP. É professor titular da área de Prótese Parcial Fixa, pelo departamento de Prótese e Periodontia. Atua na FOP como professor há 22 anos.

O professor Haiter possui Graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba em 1986. Realizou seu mestrado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas, em 1990, e o doutorado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela Universidade de São Paulo em 1995. A Livre-Docência foi realizada em 2000 e concluiu Pós-Doutorado na Universidade de Washington em 1999.

Entre as diversas atividades administrativas desempenhadas, destacam-se: Chefe de Departamento, Coordenador de Graduação e Diretor da FOP entre os anos de 2006/2010.

Ir para o topo