O ex-diretor da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), Antonio Carlos Neder, 80, recebe nesta sexta-feira (10/10) o Título Piracicabano Praeclarus, da Câmara de Vereadores. A homenagem é de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB).
A cerimônia acontecerá às 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A honraria é entregue para as pessoas que nasceram na cidade e se destacaram por suas atividades ao longo dos anos.
Neder é cirurgião-dentista, farmacologista, professor universitário e pesquisador com graduação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Atualmente é diretor científico da Anpso (Associação Nacional de Prevenção e Saúde Oral de Portugal) e diretor científico do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.
É membro da Academia Mundial de Ciências e Tecnologia, com sede em Valência, na Espanha.
Sobre a homenagem, Neder disse que recebeu a notícia com alegria e lembrou que ela é prestada a todos aqueles que trabalharam e ainda trabalham com ele. “Fico feliz por ter meu trabalho reconhecido, mas nenhum homem é uma ‘ilha’. Existem muitas pessoas que foram importantes ao longo da minha trajetória e estendo essa homenagem a todas elas”, disse.
O jornalista Alexandre Neder, filho do homenageado, disse que o pai tem a história enraizada em Piracicaba e ter o reconhecimento da cidade demonstra a importância do trabalho dele ao longo dos anos. “Ser reconhecido na cidade em que ele nasceu e atuou durante tantos anos é mais importante do que ter qualquer reconhecimento internacional. Para a família, a homenagem é motivo de um orgulho muito grande”, disse.
Em visita ao Jornal de Piracicaba, Neder relembrou a criação da fórmula da goma de mascar anticárie, através dos chicletes denominados ‘Den-Den’, que foram comercializados no Brasil durante muitos anos, mas devido a pressão de multinacionais instaladas no país, a fórmula foi cedida para a China, que continua fabricando o produto até hoje.
O homenageado foi o pioneiro na criação da primeira Faculdade de Odontologia da Europa, em Viseu, Portugal, que leva seu nome, e criador da Faculdade de Medicina de Araguaína, no Tocantins.
Foi criador da farmacologia na odontologia brasileira e, como pesquisador, criou a fórmula da Citanest, anestésico da Astra Química Sueca. Também foi o autor de pesquisa da Novalgina (dipirona).
Em 1986, foi eleito reitor pela comunidade universitária da Unicamp e por 12 anos ficou como diretor executivo da Funcamp (Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp).
Com grande reconhecimento no meio cientifico e na saúde oral, Neder possui 1.300 cursos e conferências ministradas no Brasil e no exterior.
Matéria veiculada em 9 de outubro pelo Jornal de Piracicaba
