Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, em Brasília, o egresso da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Victor Feitosa, juntamente com seu orientador, o Prof. Dr. Américo Bortolazzo Correr participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2013 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A tese de doutorado de Víctor Pinheiro Feitosa foi eleita melhor trabalho na área odontológica no Brasil. O professor Mário Alexandre Coelho Sinhoreti participou como co-orientação do trabalho.

Para Vitor o prêmio representa uma vitória. “É o reconhecimento pelo esforço, dedicação e mostra a qualidade nas pesquisas desenvolvidas na UNICAMP e na Área Materiais Dentários da FOP”, disse.

“Essa premiação representa o reconhecimento da excelência dos trabalhos realizados no Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários da FOP, que há muito tempo se destaca como um dos melhores programas de pós-graduação do Brasil, formando professores e pesquisadores em diferentes centros e universidades do país. Além disso, mostra a importância do programa Ciência Sem Fronteiras, que permitiu ao Victor realizar seu estágio no King’s College de Londres, UK, que é um centro de excelência internacional em pesquisa”, conta o professor Américo.

Para o professor Mário A. C. Sinhoreti, além de ser muito gratificante, reconhece todo o esforço desses últimos anos no enfoque de desenvolvimento de novos materiais para uso odontológico. “Acredito que a pesquisa em Odontologia, especificamente em Materiais Dentários, tem que partir para o lado de desenvolvimento, logicamente, com a cooperação de outras áreas de conhecimento, como da engenharia, química e física, onde todos juntos, trabalhariam para o desenvolvimento de um determinado material”, avalia.

Trata-se do desenvolvimento de adesivos dentinários capazes de formar uma união eficiente e duradoura entre a restauração de resina composta e a estrutura do dente. Sinhoreti explica que no caso desse estudo, a união química e/ou física das resinas restauradoras odontológicas com o dente ocorre principalmente por um componente chamado monômero funcional ácido, que, como o próprio nome já mostra, possui um radical ácido na estrutura.

Ir para o topo