Juliana Delatorre Bronzato foi bolsista do programa Ciências sem Fronteira do CNPq em 2013 na Escola de Medicina Dentaria da University de Buffalo, da Universidade Estadual de Nova York, EUA. Graduou-se em 2014, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), e agora esta fazendo doutorado em Dundee, na Escócia. Foi bolsista de Iniciação Cientifica da FAPESP, sob a orientação do Prof. Dr. Caio Cézar Randi Ferraz, da área de Endodontia. Durante a sua graduação, participou de todas as disciplinas optativas em endodontia oferecidas pela Profa. Dra. Brenda Gomes. Em outubro foi visitar a Profa. Brenda, que esta fazendo pós-doutorado no Forsyth Institute, em Cambridge, EUA, encontrando-se também com o seu supervisor, Bruce Paster e o aluno de doutorado Ziyad Allahem.
Durante a entrevista, a Profa. Brenda discutiu sobre a diferença que a iniciação cientifica desde o ensino médio faz na vida dos alunos, pois melhorara não apenas o desempenho acadêmico, mas também a sua formação científica. No futuro, se eles decidirem ir para o campo acadêmico, estarão mais preparados. Se não, irão se tornar um melhor profissional.
Discutiu também sobre o futuro da pesquisa odontológica, especialmente o da endodontia, onde as pesquisas em regeneracão/revascularização pulpar tem aumentado. Entretanto, isto não significa que a Endodontia ira desaparecer, pois o espaço pulpar tem de ser limpo a fim de permitir o crescimento de um novo tecido em seu interior. Além disso, com o aumento da longevidade, há necessidade de desenvolvimento de materiais dentários mais resistentes aos impactos e infiltração.
Veja a reportagem completa no link