O trabalho desenvolvido pela aluna de pós-doutorado da área de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Patrícia Makishi, ganhou o prêmio de melhor trabalho científico no Congresso Internacional de Adesivos em Odontologia (6th International Congress on Adhesive Dentistry – IAD) , realizado no começo do mês de Fevereiro, em Bangkok, na Tailândia. A pesquisa, realizada em colaboração com a Universidade de Tóquio, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e orientação do professor Marcelo Giannini.
Trata-se de um trabalho bastante inovador na área de adesão de materiais restauradores à dentina. O estudo teve como objetivo avaliar a interação e adaptação de diferentes agentes de união à dentina utilizando uma técnica chamada “Tomografia de Coerência Óptica”, que permite visualizar a restauração em três dimensões.
“A bolsa FAPESP e a parceria com a Universidade de Tóquio permitiram a utilização do método de “Tomografia de Coerência Óptica” para visualizar a área de união dente-restauração em preparos cavitários. Além disso, o método é “não-destrutivo”, ou seja, analisa a amostra sem que a mesma sofra tratamentos, podendo ser utilizada em outras análises. A equipe da Universidade de Tóquio, representada pelos pesquisadores Alireza Sadr e Yasushi Shimada, e a pós-doutoranda da FOP-UNICAMP, Patrícia Makishi é pioneira na utilização do equipamento em Odontologia Restauradora”, disse o professor Giannini.