Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Leonardo Libardi Pagotto, ex-aluno do “PiraBixo”, Cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, mantido pelos alunos de graduação, foi aprovado no curso de Odontologia da FOP. Além de Leonardo, cinco alunos ingressaram nas mais importantes universidades públicas do país, como USP e Unesp.

 “Passar no vestibular de uma universidade pública concorrida, como a FOP, foi uma das maiores conquistas da minha vida”, disse Leonardo, que cursou o ensino fundamental em escola particular e o ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etec).

Em 2013, prestou vestibular na Unicamp e foi aprovado em química. Como estava terminando o ensino técnico, optou por não ingressar na Unicamp. Assim que terminou o curso técnico, surgiu a oportunidade de fazer o cursinho na FOP, o qual foi determinante na escolha da odontologia como profissão.

Filho de funcionária pública municipal, professora readaptada, atualmente  na área administrativa, e pai metalúrgico, adotou como rotina estudar depois que chegava do cursinho, após a meia noite. “Como moro em uma vila muito movimentada e com criança pequena em casa prefiro estudar de madrugada, assim posso me concentrar melhor”, disse. Segundo ele, cada um tem que encontrar a melhor forma para estudar.

Alunos aprovados em universidades públicas – Larissa Di Bene Kandalaft foi aprovada no curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP; Lucas Torres de Oliveira ingressou no curso de Odontologia na Unesp de Araraquara e Odontologia na Unimep, pelo Prouni; Douglas foi aprovado no curso de Engenharia Ambiental na Ufpel; Laís França ingressou no curso de Psicologia da UFBA e em Direito na Unimep pelo Prouni; Maycon Douglas foi aprovado no curso de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel); Ingrid Moraes foi agraciada com bolsa de 100% pelo Prouni na Fundação Herminio Ometto – Uniararas; Leonardo Libardi Pagotto, além da FOP, passou no curso de odontologia na  Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP).

Criado em 1999 e administrado pelo Centro Acadêmico XXI de Abril (CA XXI de Abril), o cursinho funcionou até 2010. Por quatro anos permaneceu sem oferecer curso devido problemas administrativo. Foi reaberto em 2014, por iniciativa dos alunos: Camila Menezes, Giovani Fogalli e Paulo Neves, quando recebeu o nome de “PiraBixo”.

“Nosso intuito é o de quebrar o ciclo da pobreza através da educação, oferecendo aos alunos oriundos de escolas públicas e economicamente carentes uma oportunidade de frequentar um cursinho e ingressar em uma universidade pública ou privada (com bolsa 100%)”, disse Camila. Para ela, o ano de 2014, apesar de ser o primeiro, após a reabertura, terminou com resultados além do esperado e extremamente satisfatórios, pois conseguiram aprovar alunos em diversas universidades públicas, entre elas: USP, Unesp e Unicamp, e também tiveram êxito com bolsas 100% no Prouni. “Nosso objetivo é que o PiraBixo cresça cada vez mais e atenda mais alunos, oferecendo oportunidade de um ensino de qualidade e gratuito”, conta.

A Coordenadoria de Graduação e a Diretoria da FOP parabenizam os calouros e também os alunos, que idealizaram o cursinho e são professores voluntários.

Professores e membros que fizeram parte de toda organização e aulas do cursinho

Redação: Mateus Xavier e Camila Menezes

Gramática: Johny Caetano Bicudo Literatura e Obras literárias: Muriel Rodrigues e Hellen Moraes

Matemática: Marcos (aluno da Eep); Anne Caroline; Thainá Ribeiro; Amanda Fabião

Física: Danilo (aluno de engenharia de Limeira); André Cardoso; Giovani Fogalli e Emerson (aluno da Eep)

Química: Paulo Neves; Mateus Xavier; Glauber Isique; Francine Coa (aluna formada na Unicamp em engenharia ambiental) e Leonardo Fujita

Biologia: Talita Costa; Giovani Fogalli; João Carlos Leme; Andressa da Paz e Évelyn Lourance

História: Paulo Calori; Amanda Carvalho; Marina Barbosa

Geografia: Bruna Goulart e Caroline Nunes

Inglês: Renata Freitas, Amanda Farhat e Audrey Foster

Aulas de reforço: Gustavo Patriane, Marcos Vinhas (ambos alunos da Eep) e Davi Mollo (que também deu aulas e é formado na escola militar das agulhas negras)

Administração e tesouraria:Marília Carvalho; Pedro Ivo; Caetano Martins; Aline Miranda; Bruna Gonçalves; Karen Formigoni e Eloa Pereira

Coordenadores:Camila Menezes e Giovani Fogalli

Ir para o topo