O XIX Congresso da ABOPREV (Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde), que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, na Faculdade de odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, superou as expectativas. “O evento ultrapassou nossas expectativas, não só no número de pessoas que esperávamos, mas, principalmente, pelo nível de conferências aqui apresentada, pelo público presente, pelo interesse das perguntas do público. Foi um evento que considero de sucesso”, esclarece a presidente da Aboprev, Profa. Dra. Altair Antoninha Del Bel Cury.
No encerramento do evento foram apresentados os três melhores trabalhos e menções honrosas, que ficaram classificados da seguinte forma:
1o Lugar: Martinna de Mendonça e Bertolini, Hongbin Xu, Takanori Sobue, Angela Thompson, Altair Antoninha Del Bel Cury, Anna Dongari-Bagtzoglou. Moisture and presence of Streptococcus oralis affect Candida albicans biofilm growing on an in vitro model of oral mucosa
2o lugar: Carla Liane Marsi, Luciane Yurika Koga, Andréia Pinto de Souza, Luiz Carlos Miyashiro, Priscila dos Santos, Camila Zago, Rita de Cassia Giarola Pompeo do Amaral, Evely Sartorti da Silva. Pilot Project: ART as a tool for expanding access to dental treatment in Jundiaí, SP
3o lugar: Cristine Nobre Leite, Paulo Capel Narvai. Water fluoridation: An approach based on the string literature
Na sexta-feira (10), foi realizado um painel geral de discussões. A Profa. Dra. Valéria Marinho, do Institute of Dentistry, Queen Mary University of London, discutiu sobre o papel do flúor no controle da cárie baseado em evidências, e o Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury abordou temas referente a mudanças de conceito sobre a doença cárie.
De acordo com o professor Cury, a cárie não é uma doença passível de ser erradicada porque é provocada por bactérias naturais da boca de todos, quando da exposição a açúcares da dieta. Lesões de cárie se formam e progridem nos dentes de todos durante toda a vida, porém, essas podem ser paralisadas ou parcialmente revertidas. Fluoreto é o único agente que significativamente reduz a velocidade de progressão das lesões de cárie. Cárie é uma doença biofilme-dependente, assim quando os dentes são escovados com dentifrício fluoretado, o controle da doença e da progressão das lesões podem ser simultaneamente feitos. Para um efeito máximo do controle da cárie é imprescindível que haja um controle dietético do consumo de produtos açucarados, revela o pesquisador.