O Prof. Dr. Rhonan Ferreira da Silva, presidente da Associação Sulamericana de Odontologia Forense (AOFS), conferiu o título de presidente honorário ao Prof. Dr. Eduardo Daruge, na manhã do dia 7, no Departamento de Odontologia Social, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.
A Associação tem como objetivo congregar cientificamente os serviços de odontologia legal e forense nos países da América do Sul. De acordo com resolução interna, a Associação confere o título de presidente honorário às personalidades da Odontologia Legal que contribuíram relevantemente no âmbito científico ou técnico dessa especialidade. A homenagem é realizada anualmente e confere o título a um representante de cada país da América do Sul, conforme deliberação da diretoria.
Essa é uma política dessa atual gestão, que tem como propósito a valorização dos pioneiros da Odontologia Legal. “Desta forma, vislumbramos a possibilidade de homenagear as pessoas enquanto estão presentes e ainda contribuindo com a especialidade. Na América do Sul, temos vários expoentes para serem homenageados. Precisamos resgatar um pouco dessa história, a qual foi escrita por aqueles que fizeram parte da pesquisa e da história da Odontologia Legal. Sem esse suporte não teríamos uma Odontologia Forense internacionalmente respeitada, como a que temos hoje”, lembra Rhonan.
Segundo Rhonan, o professor Daruge é um dos expoentes dentro da Odontologia Legal brasileira e referência na América do Sul. “Ele é um dos poucos pilares que temos dentro da Odontologia Legal e que contribui ativamente para a especialidade. Entendemos que precisamos resgatar a memória da especialidade e valorizar as pessoas que realmente contribuíram dentro do contexto de uma área, nesse caso, a Odontologia Legal. É importante não olhar apenas para frente, mas resgatar um pouco do passado, e ele é uma das pessoas que certamente contribuiu e tem contribuído, ainda, para a nossa especialidade”, disse.
A grande importância desse evento é o reconhecimento e que o homenageado possa usufruir desse momento festivo.