Conteúdo principal Menu principal Rodapé
1a Feira Etec

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP participou entre as oito instituições (USP/ESALQ, UNIMEP, EEP, Anhanguera, FATEC, FATEP, ESAMC) de ensino de nível superior, da 1ª Feira das Profissões promovida pela Etec (Escola Técnica) Ary de Camargo Pedroso, na Paulista.

O evento ocorreu entre segunda e quarta-feira (01 e 03/06), com o objetivo de despertar e incentivar vocações científicas e tecnológicas nos alunos de cursos Técnicos e do Ensino Médio, proporcionando meios de aprendizado, estímulo e troca de conhecimento, visando contribuir significativamente para o Ensino Técnico e o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.  

O evento contou com atividades nos períodos da manhã, tarde e noite, com exposição de trabalhos dos alunos, palestra com profissionais, mesas-redondas e apresentações dos cursos oferecidos pelas instituições participantes.

Profa Dagmar junto com os representantes das outras instituições de nível superior participou de uma mesa-redonda na ACIPI no período da manhã. Profa Dagmar abordou sobre o vestibular 2016 da UNICAMP, o COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares), a UPA (Unicamp de Portas Abertas), as bolsas de auxílio. No período noturno, Profa Dagmar e oito bolsistas (SAE PIBIC, PIBIC EM) e voluntários, esclareceram aos alunos individualmente, sobre o ingresso na UNICAMP: acesso do aluno do ensino médio à Faculdade Pública, ENEM, vestibular, datas, vagas, COMVEST, UPA, bolsa auxílio/moradia/alimentação, entre outros assuntos.

Profa Dagmar relata que para muitos estudantes, o momento dos vestibulares e do ENEM; é o momento de escolher a carreira que será exercida por décadas. Mas como saber se a escolha do curso é realmente correta? A escolha de uma profissão é a construção de um projeto de vida e, muitas vezes, os jovens recebem influência direta dos pais, professores,porque a profissão está “na moda” ou porque a pessoa acredita que financeiramente terá retorno maior ou mais rápido, enfim, são vários os motivos possíveis que levam alguém a abraçar um caminho. O fato é que, devido à escolha pela profissão ser feita cada vez mais cedo, a mesma acaba não sendo definitiva. Aliado a isso, vários caminhos podem surgir durante a faculdade e o mercado de trabalho exige muitas vezes adaptações na carreira. Por isso é de suma importância que, ao escolher uma profissão o estudante avalie antes de fazer um vestibular a sua verdadeira vocação para que no futuro não venha se arrepender.

Ir para o topo