Os Coordenadores dos Programas de PG da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Profs. Drs. Alan Roger dos Santos Silva, Deborah Queiroz de Freitas França, Juliana Trindade Clemente Napimoga, Karina Gonzales Silvério Ruiz, Maria Beatriz Duarte Gavião e Regina Maria Puppin Rontani, participaram, nos dias 10 e 11 de agosto, do Seminário de Acompanhamento de Meio Termo, na Capes, em Brasília. A abertura contou com a presença do Prof. Carlos Nobre, presidente da Capes, e do Prof. Arlindo Philippi Jr, diretor de Avaliação da Capes.
Este seminário tem por finalidade, com base no período 2013-2014, obter uma “fotografia” de cada área de avaliação; orientar os programas de pós-graduação para o biênio 2015-2016, completando, dessa forma, o período de avaliação de quatro anos; além de proporcionar articulação e interação dos coordenadores da pós-graduação brasileira.
Além dos Coordenadores, também participaram os Profs. Cínthia Tabchoury e Marcelo Meneghim, que foram convidados pela área de Odontologia para comporem a Comissão do Seminário, respectivamente, na avaliação dos Programas Acadêmicos e Mestrados Profissionalizantes, juntos com outros professores de diferentes regiões do país. Atualmente, a comissão é composta por 20 professores para a avaliação dos Programas Acadêmicos e 5 para os Mestrados Profissionalizantes.
Na terça-feira, à tarde, a Profa Juliana Napimoga, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, atualmente com conceito 7 na Capes, fez uma apresentação intitulada “Estratégias de Desenvolvimento para Programas de Pós-Graduação Acadêmicos em Diferentes Estágios de Desenvolvimento: Boas Práticas e Desafios de um PPG Nota 7” e falou da importância do apoio institucional para o sucesso e excelência dos Programas da FOP, assim como da importância do planejamento dentro de cada Programa.
A Profa. Cínthia, Coordenadora Geral dos Programas de PG da FOP, esclareceu que os Seminários de Acompanhamento embasarão a avaliação Quadrienal que será realizada em 2017. A periodicidade quadrienal, decidida pelo Conselho Superior da Capes, teve por base discussões realizadas pela comunidade acadêmica, representada pela Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes, a Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).