Cinquenta anos depois da descoberta do princípio da Osseointegração, o mundo contabiliza mais de seis milhões de implantes colocados anualmente, mais de 400 mil dentistas vivendo da Implantodontia e cerca de cinco mil empresas atuando diretamente neste mercado. Hoje, a Implantodontia está completamente integrada aos principais ramos da Odontologia, destacando-se como um procedimento cirúrgico/protético que revigorou o papel do cirurgião-dentista como profissional de Saúde.
Para comemorar os 50 anos da Osseointegração, foi realizado, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo, o “Congresso Latino Americano de Osseointegração”, o qual contou com a presença de três professores da área de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp: Antonio Wilson Sallum, que abordou o tema: Peri-implantite: Qual a forma de tratamento?; Márcio Zaffalon Casati, que discutiu sobre o temática: Abordagem minimamente invasiva em Implantodontia e estética peri-implantar e Enilson Sallum, que discorreu sobre a possibilidade de reabilitação de pacientes jovens, diagnosticados com Periodontite Agressiva através de próteses implanto-suportadas.
Foi uma edição especial do “Latin American Osseointegration Congress” e uma oportunidade única. Uma homenagem ao estimado Prof. Brånemark com a mesma atmosfera inesquecível do encontro promovido em 2005, mas que contou com temas atuais, novos talentos e pesquisadores consagrados.