Décio Henrique Franco
Publiquei aqui na Gazeta um texto que trouxe quatro mitos sobre a administração do tempo. Hoje continuo o assunto trazendo algumas reflexões sobre o que é o tempo e a sua importância.
Em primeiro lugar tempo é vida! O tempo é o recurso fundamental e a matéria prima básica de nossa atividade. Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneiras de obter mais tempo. Quem administra o tempo, portanto, ganha vida mesmo vivendo com o mesmo tempo. É fato que prolongar a duração de nossa vida não é algo que temos controle, mas aumentar a nossa vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo que está ao alcance de todos. O tempo é um recurso não renovável e perecível, e o tempo não usado não pode ser estocado para ser usado no futuro. Além disso, a vida passa rapidamente. A Bíblia traz esse texto em São Tiago 4:14 (NVI): “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.”
Um fato certo é que o tempo é distribuído igualmente para todos. O dia tem 24 horas tanto para o executivo quanto para o mais simples empregado, o importante é o que fazemos com o nosso tempo.
Em segundo lugar tempo é dinheiro!
É importante pensar no fato de que nosso tempo é valioso. Há pessoas e instituições que estão dispostas a pagar dinheiro pelo nosso tempo. Por isso é que se diz que tempo é dinheiro. Quem administra o tempo, na verdade, ganha não apenas vida: pode também transformar esse ganho de vida em ganho de dinheiro. Para alcançar um determinado resultado ou produzir alguma coisa, com determinado nível de qualidade, precisamos investir tempo e/ou dinheiro. O trabalho é uma permuta de tempo por dinheiro: alguém me paga pelo meu tempo, isto é, pelo meu tempo produtivo.
A terceira consideração que trago é: Quem administra o tempo reduz o stress causado pelo mau uso do tempo. Enquanto o mau uso do tempo causa stress, o bom uso do tempo traz satisfação, sentido de realização e felicidade. Como administrar melhor o seu tempo? A idéia de administrar o tempo é para organizar a vida, tanto na questão pessoal quanto na profissional, definindo, por exemplo, quanto tempo voce dedica a cada tarefa. A lei de Parkinson diz que o trabalho tende a preencher (ou adaptar-se) ao tempo disponível ou alocado para ele.
Encerro com este texto de autoria desconhecida e disponível na internet, que trata do valor do tempo:“Para entender o valor de um ano, pergunte a um estudante que não passou nos exames finais. Para entender o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve um filho prematuro. Para entender o valor de uma hora, pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro. Para entender o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o ônibus ou avião. Para entender o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente. Para entender o valor de um milissegundo, pergunte a uma pessoa que ganhou uma medalha de prata nas olimpíadas.”
Ao sair hoje para suas atividades, considerando que o tempo não espera por ninguém, valorize cada momento do seu dia. Você irá apreciá-lo ainda mais se puder dividir seu tempo com alguém especial e melhor ainda se tiver oportunidade de fazer o bem a outras pessoas. Experimente!
Décio Henrique Franco é administrador na FOP/UNICAMP. Contato:decio@unicamp.br
Artigo veiculado no Jornal Gazeta de Piracicaba do dia 03/11/2015