
O professor Márcio Ajudarte Lopes, da área de Semiologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), contribuiu recentemente com a redação de um capítulo do livro da WHO (World Health Organization) Classification of Head and Neck Tumours. Outros dois pesquisadores também participaram neste capítulo, Professor Daniel Baumhoer da Suíça e Professor Erich Raubenheimer da África do Sul. É a quarta edição do livro que integra a coleção “Blue Books” e o professor Lopes é o único brasileiro a participar desta edição.
Com 347 páginas e dez capítulos, obra da organização Mundial de Saúde, que é referência mundial, discorre sobre tumores malignos e benignos de cabeça e pescoço. Já o capítulo escrito pelo professor Márcio aborda as características de um tumor ósseo maligno incomum, o osteossarcoma.
No capítulo escrito pelo professor são destacados os principais aspectos clínicos, dos exames de imagem, características histopatológicas, manobras para diagnóstico, modalidades de tratamento e prognóstico do osteossarcoma de cabeça e pescoço.