Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Acordou com dor estranha no rosto? Um distúrbio do sono pode ser a fonte de suas dores. O movimento involuntário de ranger ou apertar os dentes que acontece com a pessoa acordada ou dormindo, é chamado de bruxismo e pode até resultar em dentes quebrados pela pressão feita pela mandíbula.

Apesar de se manifestar nos dentes, o problema não está ligado à anatomia da boca ou da arcada dentária, e sim ao cérebro e a fatores emocionais. E atinge cerca de 8% da população sofre com a doença. 

O distúrbio não tem cura, mas tratamentos paliativos, que incluem até a aplicação de botox, podem reduzir seus sintomas.

Há dois tipos de bruxismo: o do sono e o da vigília. Quem range ou aperta os dentes pode ter um desgaste anormal deles e ficar com a língua e as bochechas marcadas.

José Ricardo de Albergaria-Barbosa, pesquisador de odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explica que o fator principal para o bruxismo noturno é “a excitação do sono por vários neurotransmissores no sistema nervoso central”.

Confina matéria completa no endereço: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/05/17/dor-no-rosto-sem-motivo-disturbio-do-sono-causa-ate-quebra-de-dentes.htm

Ir para o topo