
Professores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participaram de solenidade de encerramento do curso de extensão para “Capacitação em saúde geral e bucal para profissionais que atuam no ensino infantil”, na Secretaria de Educação de Piracicaba, na manhã dessa quarta-feira (13). O projeto é uma parceria dos Programas de Pós-Graduação da FOP, com o apoio da Coordenadoria de Pós-Graduação, com a Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é promover e otimizar o conhecimento de professores do ensino básico (crianças de 0 a 5 anos) e agentes de saúde em relação à saúde geral e bucal para aplicação no ensino com as crianças.
O diretor da FOP, Guilherme Elias Pessanha Henriques, falou da importância da parceria. O curso visou a capacitação dos agentes de saúde e dos professores da rede municipal com relação a saúde bucal, primeiros socorros, trauma dental. São aspectos que podem ocorrer em uma situação normal de um evento na escola. “É uma parceria importante para a FOP porque a extensão universitária traz grandes benefícios para os programas de pós-graduação. A rede municipal é extremamente grande e a estrutura da FOP permite que se estenda esses conhecimentos aos agentes de saúde e professores, uma vez que o alvo principal são os alunos. Noções essenciais de saúde bucal e geral é importante para o município, mas, é de supra importância para FOP. Tenho certeza que essa parceria continuará para os próximos anos” avalia Pessanha.

A ideia surgiu com a necessidade dos programas de pós-graduação de dar um retorno a uma solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que os programas de pós-graduação trabalhassem mais próximos da educação básica, explica a coordenadora dos Programas de Pós-graduação da FOP, Cinthia Pereira Machado Tachoury. Contudo, ela acredita que o projeto vai além. “Acho que a parceria é maior. É muito mais ampla, porque estamos dando retorno da universidade, de todo investimento da sociedade por meio da Secretaria de Educação. Conseguimos transmitir conhecimento que os professores tem, utilizar a estrutura da universidade para poder passar conhecimento para os referidos docentes e agentes escolares. Com certeza, vão multiplicar esse conhecimento tanto para os alunos, para as famílias dos alunos e, para suas próprias famílias”, conta a coordenadora, e acrescenta, “eu diria que esse curso foi apenas um projeto piloto. Agora vamos melhorar, verificar o que deu certo, o que pode ser melhorado, incluído e começar a programar um curso para o próximo ano”. O projeto conseguiu atingir 35 professoras e 5 agentes escolares. O município conta com 3000 professores do ensino básico.

Laís Ferraz de Camargo, representando a secretária de educação do município, Ângela Maria Jorge Correa, disse que a parceria que se estabeleceu esse ano foi fundamental para atualização profissional das professoras e das agentes de saúde. “Parcerias como essa com universidades de Piracicaba só vem agregar e enriquecer o trabalho das professoras, uma vez que o objetivo nosso são as crianças, e com isso, podemos melhorar a qualidade de vida deles e o aprendizado”, avalia.
Já, para Cláudia Regina Ferreira Paruso, agente escolar de saúde, representando o setor de saúde escolar, o curso foi muito bom. “Tivemos muitas informações relevantes para passar, não apenas para as crianças, mas também para o nosso cotidiano, nossas famílias”.