No dia 22 de maio, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba participaram do Festival Pint of Science. Os professores Alexander Tadeu Sverzut, da área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, da área de Endodontia, participaram de um bate-papo descontraído na Pizzaria ForLen e Quiosque Chopp Brahma, respectivamente. O festival aconteceu em 24 países entre os dias 20 e 22 de maio.
O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 85 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.
Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.
Durante a programação de Piracicaba, a professora Brenda falou aos presentes que os micro-organismos da cavidade bucal são os principais responsáveis pela infecção dos canais radiculares. Quando não tratada, essa infecção pode progredir e atingir os tecidos periapicais, que ficam fora do dente, e causar inclusive complicações sistêmicas. Entretanto, esse processo pode ocorrer silenciosamente em alguns pacientes e em outros pode se manifestar sob a forma de abscesso apical agudo, gerando muita dor. Pesquisas têm sido desenvolvidas buscando entender as diferentes manifestações dessa infecção, visando tratamentos mais eficazes.
A apresentação do o professor Alexander teve como objetivo demonstrar o avanço conseguido com as novas tecnologias em relação ao planejamento cirúrgico de pacientes no campo da medicina e odontologia.
Para o professor Leo Carlim, coordenador do evento na cidade de Piracicaba, o festival PINT OF SCIENCE é uma oportunidade excepcional para dar visibilidade às pesquisas científicas produzidas nas instituições de ensino e Piracicaba é uma cidade privilegiada pela quantidade e qualidade de pesquisadores atuantes. “Sem dúvidas, a função de aproximar o pesquisador da sociedade, em locais informais e com apresentações mais objetivas, foram cumpridas. A expectativa é que em 2020 o número de pesquisadores, locais e principalmente espectadores aumente”, avalia.
Galeria de imagens, créditos: Sergio Carvalho/Tempo D Comunicação e Cultura.







