Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Prof. Pablo Vargas - zeferino vaz

Pablo Agustin Vargas, professor da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz – edição 2021. A honraria foi anunciada na Reunião Ordinária de Congregação, realizada no dia 8 de setembro.

O prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional a aqueles que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa, sendo concedido mediante avaliações dos relatórios de atividades. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano. Os premiados são selecionados por especialistas externos à Unicamp, após várias etapas de exame. 

O professor Vargas falou da honra em ter sido escolhido, considerando, principalmente, os tempos difíceis em meio a pandemia da COVID-19. “Neste momento extremamente difícil que estamos vivendo devido a pandemia, mantivemos o laboratório de histopatologia da FOP-UNICAMP funcionando ininterruptamente (serviço essencial), e com o apoio dos alunos de pós-graduação do nosso PPG Estomatopatologia e da servidora Fabiana F. Casaroti continuamos servindo a comunidade externa a FOP, e portanto, considero uma grande honraria ter sido agraciado neste momento com o prestigioso Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (ZV) 2021 pela FOP-UNICAMP. Outro ponto a se destacar é a excelência nacional e internacional do corpo docente da FOP tornando essa premiação ainda mais gratificante. O prêmio ZV, juntamente, com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação que recebi em 2015, coroam a minha vida acadêmica e institucional na FOP-UNICAMP. Gostaria de dividir esse reconhecimento com meus pais (João e Lourdes), minha esposa Ana Paula, meu filho Davi e meus irmãos (Olímpia, Miguel, Roni e Talita). Tenho o privilégio de conviver e aprender com um grupo seleto de docentes que são referências nacionais e internacionais nas áreas de Patologia e Semiologia. Primeiramente, temos que lembrar as duas grandes perdas recentes que tivemos em nossas áreas de Patologia e Semiologia. Os Professores Lourenço Bozzo e Osvaldo di Hipólito Jr foram grandes seres humanos e docentes especiais que ajudaram a construir nossas áreas e consequentemente a FOP-UNICAMP. Sempre sentiremos saudades de Mestres como nossos queridos Bozzo e Hipólito. Tenho também que agradecer ao meu orientador Professor Oslei Paes de Almeida, o qual tem me guiado na vida acadêmica na Patologia Oral e Maxilofacial, exemplo ímpar de inteligência e perseverança, e aos demais docentes da área de Patologia (Professores Jacks, Edgard e Ricardo). Devo também celebrar essa premiação com nossos queridos Professores da área de Semiologia com os quais tenho a imensa satisfação de trabalhar e aprender diariamente, Professores Márcio A. Lopes e Alan Roger Santos-Silva, vocês fazem parte dessa conquista. Para finalizar, gostaria de compartilhar o prêmio ZV com todos meus alunos de IC, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, e os servidores das áreas de Patologia e Semiologia com os quais tenho tido o prazer de trabalhar durante minha vida acadêmica aqui na FOP”, destacou.

Realizou a graduação na Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP. O Mestrado (1998) e Doutorado (1999) em Biologia e Patologia Buco-Dental pela UNICAMP. Realizou Estágio no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no período de 1996-2001. No ano de 2004, realizou Livre-Docência na FOP-UNICAMP e no ano seguinte realizou Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Patologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Sheffield-Inglaterra (2005-2007) sob supervisão do Professor Paul Speight. Atualmente, é Professor Titular de Patologia da FOP-UNICAMP. Pertence ao corpo editorial de renomados periódicos científicos internacionais: 1- Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology; 2- Oral Oncology; 3- Medicina Oral. Trabalhou como Conselheiro da América Latina e Caribe da International Association of Oral Pathologists (IAOP) de 2008 a 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia (2000-2004) e o Ensino de Graduação da FOP-UNICAMP (2010-2014). Em 2013 tornou-se Fellow of The Royal College of Pathologists (FRCPath) no Reino Unido. Em 2014 tornou-se Professor Extraordinário de Patologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pretória-África do Sul. Diretor Executivo de Relações Internacionais da UNICAMP (2017). Assessor da DEAS-UNICAMP (2017).  Coordenador do Biobanco Patologia Celular FOP-UNICAMP (CONEP B-23). Atual Coordenador do PPG em Estomatopatologia FOP-UNICAMP e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial (SOBEP 2021-2023). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 1B). Coordenador de Projeto Temático Fapesp (Processo 2016/05710-4) na área de Odontologia sobre câncer de boca. Possui experiência nas áreas de Odontologia e Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores de glândulas salivares, tumores odontogênicos, carcinoma espinocelular, punção aspirativa por agulha fina e histopatologia.

Ir para o topo