Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Prof. da USP doa livros sobre Exodontia e Infecções Odontogênicas a FOP

O professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, João Gualberto de Cerqueira Luz, esteve na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp no dia 4 de abril. Recepcionado pelo diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, participou de uma singela cerimônia, na qual fez uma doação à Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli de dois exemplares dos livros “Exodontia Gerenciamento das Intercorrências” e “Infecções Odontogênicas e suas Implicações”. Constam como autores das obras ainda: Rubens Camino Junior, Nairo Galiás de Souza Vargas, Sidney Rafael das Neves, lançados pela Editora Doctor Livros.

Exodontia Gerenciamento das Intercorrências – A exodontia é o procedimento odontológico realizado com maior frequência no cenário da cirurgia bucomaxilofacial, executada tanto por generalista como pelo especialista e, caracteriza-se atualmente como uma manobra delicada e precisa, devido ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas, pelo avanço tecnológico que proporciona o surgimento de instrumentais atraumáticos, mas mesmo assim, com essas ferramentas, podem sucederem-se diversos efeitos adversos quando não planejada e executada de forma criteriosa e até mesmo gerar uma desconfiança em relação ao profissional. O cirurgião-dentista deve aprender a conviver com os riscos e, principalmente administrá-los, uma vez que é impossível evitá-los em alguns dos casos, porque nenhum procedimento cirúrgico está inerente à alguns infortúnios, situações de urgências e emergências médicas, por mais simples que sejam e, estar capacitado a realizar o tratamento, bem como, projetar as estratégias de prevenção. Esta obra é um guia que visa abordar as principais intercorrências transcirúrgicas e pós-operatórias na prática exodôntica, enfatizando o correto diagnóstico, planejamento e aplicação dos recursos terapêuticos mais seguros ao paciente.

Infecções Odontogênicas e suas Implicações – Infecções odontogênicas são comuns e afligem os seres humanos desde a sua existência, e mesmo assim, a Odontologia têm obtido um grande progresso na prevenção e na intervenção, entretanto, demanda do cirurgião-dentista a recomendação de permanecer preparado para as ocorrências imprevistas. Estas infecções são dolorosas, prejudicam a função e a estética e, por vezes, colocam a vida em risco se não tratadas no tempo e da forma adequada. A detecção prematura, a compreensão de quando, como intervir cirurgicamente, a utilização criteriosa e racional de antibióticos, desempenham um papel crucial no controle e cura do paciente. Esta obra ajudará a compreender melhor o gerenciamento das infecções odontogênicas com relação ao delineamento do diagnóstico, microbiota, propagação e tratamentos.

Ir para o topo