
Dois alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foram premiados na “International Association for Dental Research” (IADR) realizado entre os dias 13 e 16 de março, em Nova Orleans, LA, EUA. O estudo conduzido pela aluna Beatriz Ometto Sahadi foi agraciado com o prêmio “IADR Kulzer Travel Award 2024 – América Latina”. A pesquisa teve orientação do professor da área de Dentística, Marcelo Giannini. Já o trabalho do aluno Helvis Paz foi premiado na categoria “IADR Colgate Research in Prevention Travel Award” e teve orientação do professor da área de Periodontia, Renato Corrêa Viana Casarin.
“Sabemos que o “International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research” (IADR) recebe inúmeros trabalhos de alta qualidade e diante disso, ser contemplada com o melhor trabalho da América Latina no Grupo de Materiais Dentários do IADR me fez sentir motivada para continuar com as nossas pesquisas. Para mim foi uma honra ter representado o meu país e a minha Universidade no maior congresso de Odontologia do mundo e disputado o prêmio “IADR Kulzer Travel Award 2024 – América Latina”. Gostaria de agradecer a empresa Kulzer, em parceria com o IADR, pela valorização e incentivo aos jovens pesquisadores e pela oportunidade que tivemos em compartilhar parte da nossa pesquisa com a sociedade odontológica mundial”, conta Beatriz Ometto Sahadi. Coautores: Carolina André, Marina Rodrigues Santi, Felipe Fabrício Farias da Silva, Victor Feitosa.
O estudo conduzido por Helvis Paz foi realizado em parceria com o Karolinska Institutet, na Suécia, durante o estágio de sanduíche (CAPES/PrInt 88887.717561/2022-00).
Combinando análises multiômicas, foi identificado diferenças na expressão de vários marcadores no fluido gengival relacionados ao hospedeiro e microbiota em crianças com maior risco de desenvolver doença periodontal no futuro.
“Esse prêmio busca reconhecer e encorajar jovens pesquisadores que realizam pesquisas científicas focadas na prevenção de doenças orais a disseminarem seus trabalhos na comunidade científica internacional. A premiação é dada a seis pesquisadores, sendo cada um de uma região da IADR, sendo o Hélvis o recipiente representante da região latino-americana, avalia Casarin.
Helvis Paz falou da alegria pelo recebimento do prêmio. “Sinto-me feliz pelo reconhecimento e honrado em representar nossa região. É sempre uma satisfação pessoal e profissional levar à comunidade científica internacional resultados frutos de muita dedicação, que geram novos avanços científicos que nosso grupo de pesquisa vem realizando”. Coautores: Kai Bao, Angelika Silbereisen, Camila Stolf, Mabelle Monteiro, Márcio Casati, Georgios Belibasakis, Nagihan Bostanci.