Mariana Lazarim, técnica de Laboratório da área de Periodontia e membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, chegou recentemente da Universidade de Odontologia da Oregon Health & Science University (OHSU) em Portland, Oregon – Estados Unidos. Ela foi contemplada no Edital de Mobilidade da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp.
O programa destina-se à mobilidade internacional de Funcionários das unidades de ensino e pesquisa da Unicamp para a realização de um período de mobilidade de curta duração junto a Instituições de Ensino Superior Estrangeiras.
No período compreendido entre 08 a 20 de abril de 2024, Mariana esteve na Universidade de Oregon participando ativamente de uma série de reuniões individuais com diretores e membros do Grupo de Síntese de Biomateriais e Núcleo de Caracterização e Centro de Biofabricação de Precisão do Câncer Knight. Estas reuniões proporcionaram-lhe uma compreensão abrangente das diferenças em objetivos, missões e aspectos logísticos entre os dois modelos de laboratórios multiusuários. Ela foi recebida pelo Prof. Dr. Jack Ferracane, Professor e Chair – Department of Oral Rehabilitation and Biosciences; Profa.Dra.Carmem Silvia Pfeifer, Professor e Division Head – Division of Biomaterials and Biosciences e Professora Dra. Cristiane França, Research Assistant Professor – Division of Biomaterials and Biosciensces e Knight Cancer Precision Biofabrication Hub, pesquisadores respeitados academicamente, os quais tomaram a iniciativa de transformar dois laboratórios independentes pertencentes ao Departamento de Odontologia Restauradora e Biociências em instalações multi-usuárias de alto impacto. Especificamente, esses laboratórios agora operam sob os nomes de “Biomaterial Synthesis and Characterization Core at OHSU” e “Knight Cancer Precision Biofabrication Hub”. Durante as reuniões, esses compartilharam suas experiências e se colocaram à disposição para cooperação. Além disso, a servidora teve a oportunidade de fazer uma breve imersão a uma plataforma de gerenciamento de dados de laboratório, que é um importante instrumento, adaptável para qualquer tipo de laboratório, pois melhora a produtividade e os esforços colaborativos. Participou ainda de reuniões de laboratório de um dos grupos de pesquisa, ganhando insights sobre as práticas de pesquisa colaborativa da Profa. Dra. Ana Paula Fugolin, cuja qual foi aluna da graduação e pós graduação, do programa de Materiais Dentários da FOP, UNICAMP. Mariana relatou que teve a oportunidade de encontrar alunos do programa de pós graduação em Materiais Dentários da FOP, João Batista e May Anny Fraga, Fernanda Suzuki, que neste momento estão desenvolvendo doutorado sanduíche na OHSU.
A servidora integra a Comissão de Pesquisa FOP UNICAMP, cujo o objetivo principal dessa comissão é proporcionar um ambiente propício a pesquisa de alto nível e inovação, no qual recursos sejam compartilhados e otimizados, colaborações internas e externas incentivadas, e o conhecimento seja propagado e multiplicado. Na primeira etapa, uma equipe dedicada realizou uma abrangente análise das instalações de laboratórios científicos da faculdade. Esse processo incluiu visitas meticulosas as instalações, resultando no mapeamento detalhado de sua estrutura física disponível, um inventário abrangente dos equipamentos e uma avaliação do estado operacional de cada um deles. Seguindo os trabalhos, a segunda etapa deste projeto envolve a seleção do modelo de laboratório multiusuário mais adequado para cada laboratório de pesquisa ou área, com o objetivo de alinhar eficazmente os recursos disponíveis com as metas educacionais e de pesquisa dos nossos cientistas. Nesse sentido, a servidora submeteu o projeto, objetivando adquirir um conhecimento profundo sobre os diferentes modelos de laboratórios multiusuários em um ambiente altamente respeitado como a OHSU, que permite uma compreensão completa dos critérios de seleção entre esses modelos, suas vantagens e desvantagens específicas e as habilidades essenciais de gerenciamento que garantem o funcionamento eficiente e foi contemplada.
Contudo, Mariana relata que foi uma vivência profissional muito valiosa, pois trouxe subsídios para propostas, que visam a transição bem-sucedida para as próximas etapas do projeto, garantindo que as decisões sejam baseadas em conhecimento sólido e experiência prática. Diante dessa vivência encoraja os colegas para que busquem oportunidades como essa que a universidade oferece, através dos programas de estágio, pois acrescentam muito profissionalmente e culturalmente.
A OHSU, é um importante centro de pesquisa, com milhares de cientistas desenvolvendo terapias que salvam vidas. Além disso é um motor econômico em todo o estado e o maior empregador de Portland. E como organização pública, presta serviços aos habitantes mais vulneráveis do Oregon, realizam ações de sensibilização para melhorar a saúde nas comunidades de todo o estado. Tem como missão a cura, o ensino e a descoberta, unindo algumas das mentes mais brilhantes do mundo numa visão singular: repensar tudo. Transformam descobertas em cuidados que salvam vidas.



