A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu homenagem da Câmara Municipal de Piracicaba através do voto de congratulações estabelecido pelo requerimento nº 486/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB). O reconhecimento se deu, na tarde de quarta-feira (19), na 247ª Reunião Ordinária de Congregação, devido a classificação da FOP como a 23ª melhor faculdade de odontologia do mundo, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de desempenho de instituições de ensino superior.
Em seu discurso, Kawai disse que a homenagem reconhece a importância da FOP como uma das melhores do mundo e com isso leva o nome de Piracicaba pelos quatro cantos da terra. “Isso mostra a importância da educação e da formação dos nossos profissionais de pesquisa, principalmente, no momento que estamos vivendo hoje, com transformação da sociedade, e a educação e o conhecimento com certeza fazem parte desta transformação”.
O diretor da FOP, professor Flávio Henrique Bággio Aguiar, agradeceu o reconhecimento e posicionou a Unidade em cada região do mundo. A FOP é a 2ª melhor faculdade de odontologia da América Latina, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), que conta com 4 cursos de graduação em odontologia e possui mais de 4 vezes o número de docentes e funcionários, comparado a FOP. Ainda assim, a Unidade se aproxima da USP em relação a esse ranking. Se a FOP estivesse nos Estados Unidos, ocuparia a 8ª posição, em um universo de 221 faculdades de odontologia. Se estivesse na Europa, seria a 11ª, dentre as 269 faculdades de odontologia existentes lá. Se estivesse no Japão seria a 2ª e na China a 3ª. “Mesmo com os recursos limitados que são investidos no Brasil, em termos de faculdades e de cursos, ainda assim conseguimos alcançar rankings expressivos”, relatou Aguiar.