Realizou-se na última quinta (11.7.2024), evento que ocorre anualmente, o Congresso do “Núcleo de Pesquisa e Cultura das Escolas de Ensino Médio da Região de Piracicaba” – Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, com a participação de alunos do ensino médio pré-selecionados para a próxima turma do PIBIC EM – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, conduzido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e CNPq.
O PIBIC-EM da Unicamp visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da rede pública de Campinas, Limeira e Piracicaba, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica, sob a orientação de professores/pesquisadores da Unicamp, outorgando bolsas pelo período de até 12 (doze) meses.
No período da manhã, sob a coordenação de Prof. Dr. Miguel Morano Júnior, realizou-se reuniões e palestras no salão nobre da FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba, com a presença de: alunos do ensino médio, pais, professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
No período a seguir, todos os presentes foram convidados para assistirem a apresentação de trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2024 no saguão superior da FOP, com a participação de alunos de 11 escolas de ensino médio pré-selecionadas.
Sob a coordenação da Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz, os trabalhos foram avaliados com a colaboração das doutorandas: Andreza Maria Luzia Baldo de Souza, Carmem do Nascimento Bastos e Caroline Nogueira de Moraes.
Os temas e escolas das menções honrosas foram:
- A falta de suporte aos estudantes PcDs – Pessoas com Deficiência – EE Prof. Dr. João Chiarini
- O uso excessivo das plataformas digitais e como isto afeta o psíquico dos alunos – EE Pedro Moraes Cavalcanti
- Impactos das drogas no ambiente escolar – EE Prof. José Martins de Toledo
- A importância da nutrição no ambiente escolar – EE Edson Rontani
- Educação sexual nas escolas do ensino médio – EE Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha
A Profa. Dagmar relata que “a apresentação dos trabalhos proporciona o ingresso dos alunos nas atividades científicas, e que os alunos bem se prepararam. Abordaram temas interessantes. É muito belo acompanhar o crescimento destes adolescentes, e destaco que a educação é a arte de fazer florescer as sementes que já estão lá.”
Os professores Miguel e Dagmar agradecem a participação de todos.









