No dia 29 de novembro, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba sediou o curso de Capacitação e Qualificação de profissionais da Rede de Atenção à Saúde de nosso município para avaliação do frênulo lingual do RN e conduta profissional no âmbito SUS, ministrado pelas Profas. Ms. Adriana Mazzoni e Dra Maria Teresa Cera Sanches. Este evento foi organizado pela Coordenação de Saúde Bucal do município de Piracicaba, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Teve como objetivo atender a orientação do Ministério da Saúde que expõe na Nota Técnica n° 52/2023 da CACRIAD/CGACI/DGCI/SAPS/MS e CGSB/DESCO/SAPS/MS, que os profissionais que integram a rede de diagnóstico da anquiloglossia (frênulo lingual curto) na rede de assistência no âmbito do SUS, devem ser capacitados, seguindo protocolo desta mesma Nota Técnica.
O encontro envolveu cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros da rede de Atenção Primária e Especializada e representantes das maternidades e rede apoio à saúde do município, entre eles o Cepae da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que faz parte desta rede de atenção.
O encontro contextualizou o diagnóstico da anquiloglossia através de protocolo de decisão indicado pelo Ministério da Saúde, baseado em evidências científicas, rápido e de fácil execução, com foco também na avaliação da mamada e impacto da anquiloglossia na amamentação e manejo da mesma para indicação correta e oportuna do procedimento e tratamento, além de evidenciar a importância do seguimento do recém-nascido pós frenotomia por equipe multidisciplinar.