O grupo de pesquisas GEPEQ, liderado pela Profa. Luciane Miranda Guerra, com alunos e ex alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado da FOP – UNICAMP , a convite da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, elaborou uma cartilha sobre o manejo de pacientes vítimas de Violência Doméstica por equipes de saúde do SUS.
Com base na psicologia da Saúde, a cartilha busca instrumentalizar o atendimento a essas vítimas de forma humanizada e singular, tendo em vista o contexto social em que as violências ocorrem e as possibilidades de enfrentamento desse agravo no SUS. Busca contribuir para a capacitação dos profissionais de saúde – e em especial das equipes de saúde bucal- trazendo informações e abordagens importantes para o acolhimento, a notificação e o encaminhamento dos casos nas redes de atenção às vítimas.
A violência doméstica, que não ocorre apenas com mulheres, mas com crianças, pessoas com deficiência, idosos e populações vulnerabilizadas em geral, tem grande prevalência na sociedade em geral e as Unidades de Saúde são “porta de entrada” dessas vítimas. E o cirurgião dentista é um dos primeiros profissionais a serem procurados pelas vítimas de violência doméstica, já que a maior parte das lesões ocorre em região de cabeça e pescoço.
A cartilha será lançada no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que ocorrerá nessa semana em São Paulo.
O lançamento será na Arena Saúde Bucal, no dia 25 de janeiro das 13:30 às 14:30h